Serviços de Diretório

Os Serviços de Diretório descritos nessa seção são os serviços que um AUD pode requisitar a um ASD. A série X.500 usa operações remotas como um modelo para solicitação e fornecimento de serviços. Conceitualmente, as operações remotas são muito simples. O iniciador da operação invoca-a a partir de um ponto remoto. O resultado ou uma mensagem de erro é retornado. As operações remotas são definidas em termos de seu objetivo (ou função) e dos parâmetros passados entre seus solicitadores e respondedores.

Cada pedido de serviço contém controles sobre o modo que o Diretório deve processar o pedido.

A seguir são descritas as operações que um AUD pode solicitar:

As operações de conexão e desconexão são as primeiras e as últimas numa série de operações que um AUD invoca num ASD. Elas governam o relacionamento operacional entre um AUD e um ASD. A ligação provê um meio para um AUD se identificar a um ASD e vice-versa. O desligar é usado por um AUD para assinalar o fim de uma série de operações.

Duas operações ler (READ) e comparar (COMPARE) são usadas para examinar a informação associada com uma entrada de objeto particular. Ler é usado para extrair informação de uma particular entrada ou para verificar um nome único e distinto. Comparar é similar a ler exceto que o AUD fornece informação para o ASD comparar contra uma entrada de objeto.

Duas operações, listar (LIST) e pesquisar (SEARCH) podem retornar informações sobre múltiplos objetos. Dada uma particular entrada na AID - Árvore de Informações de Diretório, a operação de listar retorna os nomes distintos relativos de suas entradas subordinadas. Dado um conjunto de critérios de seleção, pesquisar identifica as entradas de interesse numa sub-árvore na AID e retorna a informação extraída dessas entradas.

Três Operações são usadas para manter a informação armazenada nos nodos folhas da AID: adicionar (ADD), remover (REMOVE) e modificar (MODIFY). Operações de adicionar ou remover criam ou deletam folhas. Modificar pode ser usado para adicionar ou remover atributos de uma entrada folha ou para alterar os valores de atributos de uma entrada folha.

Deve ser destacado que ainda não existe qualquer provisão formal para apropriar, modificar ou deletar informação armazenada em nós intermediários. A maneira como isto é realizado é assunto local de cada implementação.

Abandono (ABANDON) pode ser invocado por um AUD - Agente de Usuário de Diretório, após uma operação anteriormente invocada, para dizer ao ASD que não há mais interesse nos resultados da mesma. Deve-se notar que o abandono não necessariamente cancela a operação. Cancelar a operação poderia ser difícil de efetuar, dada a natureza distribuída do Diretório.


BACK.gif (314 bytes)index.gif (326 bytes)forward.gif (379 bytes)