Padrão X.500

X.500 é um protocolo que especifica um modelo para a conexão de Serviços de Diretórios locais a fim de formar um diretório global distribuído. A BID - Base de Informação do Diretório mantêm uma parte do diretório global e sua informação é disponibilizada através de um servidor ASD - Agente do Usuário de Diretórios, que se comunica com os outros ASD espalhados pelo mundo. Assim, o usuário, a partir do servidor local, acessa qualquer outro. X.500 suporta, também, funções de gerenciamento, isto é, adição, modificação e deleção de entradas.

Cada entrada no Diretório X.500 descreve um objeto (uma pessoa, uma rede), que tem um identificador único chamado ND - Nome Distinto. Uma entrada consiste de uma coleção de atributos, sendo que, para uma pessoa, estes atributos podem ser nome, endereço, e-mail, etc.

As entradas são encontradas através da navegação na AID - Árvore de Informação de Diretório, que tem em seu topo atributos do "Mundo", sendo a seguir dividida em países e organizações, onde são armazenadas as informações sobre pessoas.

A série de recomendações X.500 define regras para dar nome a objetos, uma BID - Base de Informações de Diretório lógica para guardar informações sobre estes objetos e as entidades de protocolo que cooperam para prover o Serviço de Diretórios.

Os principais conceitos são apresentados nas próximas seções.


BACK.gif (314 bytes)index.gif (326 bytes)forward.gif (379 bytes)