MODULAÇÃO

A maioria dos sinais, da forma como são fornecidos pelo transdutor, não podem ser enviados diretamente através dos canais de transmissão. Consequentemente, uma onda portadora cujas propriedades são mais convenientes aos meios de transmissão, é modificada para representar a mensagem a ser enviada. A modulação é a alteração sistemática de uma onda portadora de acordo com a mensagem (sinal modulante), e pode incluir também uma codificação.

É interessante notar que muitas formas não elétricas de comunicação, também envolvem um processo de modulação, como a fala por exemplo. Quando uma pessoa fala, os movimentos da boca são realizados a taxas de frequências baixas, da ordem de 10 Hertz , não podendo a esta frequência produzir ondas acústicas propagáveis. A transmissão da voz através do ar é conseguida pela geração de tons portadores de alta frequência nas cordas vocais, modulando estes tons com as ações musculares da cavidade bucal. O que o ouvido interpreta como fala é, portanto, uma onda acústica modulada, similar, em muitos aspectos, a uma onda elétrica modulada.

O PORQUE DA MODULAÇÃO

Podemos resumir: A modulação é necessária para "casar" o sinal com o meio de transmissão. Este "casamento" envolve algumas considerações importantes, detalhadas nos items seguintes:

  • MODULAÇÃO PARA FACILIDADE DE IRRADIAÇÃO

  • MODULAÇÃO PARA REDUÇÃO DE RUÍDO E INTERFERÊNCIA

  • MODULAÇÃO PARA DESIGNAÇÃO DE FREQUÊNCIA

  • MODULAÇÃO PARA MULTIPLEXAÇÃO

  • MODULAÇÃO PARA SUPERAR LIMITAÇÕES DE EQUIPAMENTO

    TIPOS DE MODULAÇÃO

    Em grande parte, o êxito de um sistema de comunicação depende da modulação, de modo que a escolha do tipo de modulação é uma decisão fundamental em projetos de sistemas para transmissão de sinais.

    Muitas e diferentes técnicas de modulação são utilizadas para satisfazer as especificações e requisitos de um sistema de comunicação. Independente do tipo de modulação utilizado, o processo da modulação deve ser reversível de modo que a mensagem possa ser recuperada no receptor pela operação complementar da demodulação.

    A princípio, é possível identificar dois tipos básicos de modulação, de acordo com o tratamento da portadora pelo sinal modulante:

  • MODULAÇÃO ANALÓGICA

  • MODULAÇÃO DIGITAL

    Ambos são utilizados nos sitemas de comunicação conforme o tipo de sinal que se quer transmitir. Os dois tipos mencionados acima se subdividem em subtipos de acordo com as necessidades e requisitos do projeto.


    Outros trabalhos do Grupo ...