Domínio Afetivo



  1. Receptividade (também designado como acolhimento e aquiescência:

  2. Aperceber-se da existência de uma dado valor apresentado na instrução
    Dirigir sua atenção para ele de modo seletivo e intencional
    Todavia os alunos portam-se passivamente em relação ao valor apresentado
     
     
  3. Resposta:

  4. Presumem alguma ação da parte do aluno em referência a um valor imanante à instrução
    Esta ação pode ser desde a simples obediência a determinações explícitas até a iniciativa na qual se possa notar alguma expressão de satisfação por parte do aluno
     
     
  5. Valorização .

  6. Valor comunicado na instrução foi internalizado pelo aluno
    Distinguem-se do tipo de objetivo do nível de resposta pela consistência (não são esporádicas), persistência (prolomgam-se além do período da instrução) e, num nível mais intenso, a persuasão (ou seja o aluno procura convencer outras pessoas da importâcia do valor, numa espécie de catequese)
     
     
  7. Organização:

  8. Reinterpreta o valor comunicado na instrução à luz de outros valores análogos ou antagônicos ao valor original
    Analisa diferentes ângulos do valor, compara-o a valores concorrentes
     
  9. Caracterização

  10. O processo de internalização atinge o ponto em que o indivíduo passa a ser identificado pela sua comunidade como um símbolo ou representante do valor que ele incorporou.