Domínio Afetivo
-
Receptividade (também designado como acolhimento e aquiescência:
Aperceber-se da existência de uma dado valor apresentado na instrução
Dirigir sua atenção para ele de modo seletivo e intencional
Todavia os alunos portam-se passivamente em relação ao
valor apresentado
-
Resposta:
Presumem alguma ação da parte do aluno em referência
a um valor imanante à instrução
Esta ação pode ser desde a simples obediência a
determinações explícitas até a iniciativa na
qual se possa notar alguma expressão de satisfação
por parte do aluno
-
Valorização .
Valor comunicado na instrução foi internalizado pelo
aluno
Distinguem-se do tipo de objetivo do nível de resposta pela
consistência
(não são esporádicas), persistência (prolomgam-se
além do período da instrução) e, num nível
mais intenso, a persuasão (ou seja o aluno procura convencer
outras pessoas da importâcia do valor, numa espécie de catequese)
-
Organização:
Reinterpreta o valor comunicado na instrução à
luz de outros valores análogos ou antagônicos ao valor original
Analisa diferentes ângulos do valor, compara-o a valores concorrentes
-
Caracterização
O processo de internalização atinge o ponto em que o
indivíduo passa a ser identificado pela sua comunidade como um símbolo
ou representante do valor que ele incorporou.