Taxonomia de Objetivos Educacionais de Bloom
Benjamin Bloom e seus colegas criaram uma divisão de objetivos
educacionais em 3 partes:
- cognitiva:
objetivos que enfatizam relembrar ou reporduzir algo que foi aprendido, ou
que envolvem a resolução de alguma atividade intelectual para
a qual o indivíduo tem que determinar o problema essecial, então
reorganizar o material ou combinar ideiais, métodos ou procedimentos
previamente aprendidos
- afetiva: objetivos
que enfatizam o sentimento, emoção ou grau de aceitação
ou rejeição. Tais objetivos são expressos como interesses,
atitudes ou valores
- psicomotora:
objetivos que enfatizam alguma habilidade muscular ou motora
O domínio cognitivo é dentre estes três, o mais frequentemente
usado e, de acordo com a taxonomia dos objetivos educacionais de Bloom, os
seis níveis
do domínio cognitivo são:
Os processos caracterizados pela taxonomia devem representar resultados de
aprendizagem, ou seja, cada categoria taxonômica representa o que o
indivíduo aprende, não aquilo que ele já sabe, assimilado
do seu contexto familiar ou cultural.
Os processos são cumulativos, uma categoria cognitiva depende
da anterior e, por sua vez, dá suporte à seguinte.
As referidas categorias são organizadas num gradiente em termos
de complexidade dos processos mentais.
Jogo de
memória sobre os objetivos educacionais da taxonomia de Bloom
Referência:
Rodrigues, José . - A taxonomia de objetivos educacionais -
um manual para o usuário. Editora UNB, 2 edição
1994.
Tabela com exemplos
de ações e resultados inerentes a cada objetivo