EFEITOS COGNITIVOS DO DESIGN DE PÁGINAS WEB

 
Complexidade Visual 

A literatura popular em design de sites e páginas web sugere reiteradamente que o WWW é um meio essencialmente visual e que os designers devem contar primeiramente com exibições visuais para comunicar sua mensagem, desenfatizando longos trechos de texto.

A literatura clássica em design de conteúdo instrucional é rica em suporte a pesquisa de que os efeitos visuais são equivalentes e freqüentemente superiores ao texto na comunicação efetiva.

As orientações teóricas mais antigas sugeriram que quanto mais complexo ou realístico um visual instrucional é, mais eficazmente facilitará o aprendizado, aparentemente porque fornecerá sugestões mais significativas que ajudem na codificação.

realismo

Outra pesquisa e teoria clássica proposta contradiz esta orientação em sugerir que o sistema de processamento de informação humano é de capacidade limitada e, em momentos de maior transmissão de informação, alguma informação pode bloquear o processamento de outra, mais relevante.

Há estudos apontando que, sob certas circunstâncias,  realismo pode interferir no processo de  comunicação e aprendizagem e distrair. Esta posição da sobrecarga da informação recebeu suporte empírico substancial, mas o debate não foi amplamente resolvido.

grau de realismo e aprendizagem

O fato é que a maioria das aplicações de computador confiam pesadamente na informação baseada no visual, que atrai não somente a muitos usuários, mas parece fornecer uma boa quantidade da informação primária que é comunicada.

A extensão em que visuais complexos ou realísticos são incorporados em sites e páginas web parece ser muito mais dependente do tempo de download de imagens e de arquivos mais complexos.  

Pesquisas mostram que os detalhes visuais são processados em sucessivos níveis, com a informação mais básica relacionada à forma e à posição sendo analisada primeiramente, e elementos mais contextuais tais como a cor e a tonalidade sendo processados mais tarde possivelmente de maneiras diferentes.

Pode-se dizer que visuais mais complexos, realísticos e detalhados requerem, de forma correspondente, maior tempo de processamento para serem efetivamente analisados.

Websites e páginas não são exceção a esta regra, e o ato de navegar, que pode envolver o exame mais apressado de materiais visuais, pode aumentar a discrepância entre a quantidade de informação apresentada e a quantidade que pode ser efetivamente processada.

O potencial da sobrecarga da informação devido à combinação de formas de navegação e interação e visualização complexa pode resultar em processamento imperfeito ou incompleto por estudantes, particularmente aqueles que não desenvolveram um mapa mental ou estrutura adequada do conhecimento que está sendo apresentado.

Os visuais que não foram relacionados com textos associados podem não ser compreendidos e podem realmente confundir ou desorientar o aprendiz.

É preciso relacionar o material visual ao material textual de maneira significativa.

Isto exige a organização cuidadosa da informação na página assim como o uso de dispositivos de marcação adicionais tais como setas, por exemplo, que direcionam a atenção do usuário.

Outras ações que retardam a interação do estudante com os materiais visuais podem fornecer mais tempo de processamento e tornar aspectos diferentes do visual importantes para um codificação mais detalhada.

A incorporação de materiais visuais em websites é essencial, mas requer o planejamento adicional da parte do designer para assegurar que os materiais sejam totalmente processados e, ainda, que não representem um elemento de confusão na interpretação da informação do site.