EFEITOS COGNITIVOS DO DESIGN DE PÁGINAS WEB
Estratégia de navegação
A navegação hipertextual produz um tipo diferente de estratégia ou intenção instrucional.
Este fenômeno pode ser denominado estratégia de navegação
porque reflete as estratégias intencionais empregadas por indivíduos
na navegação ou busca na Web.
É descrito por características como "folhear" mais do que por leitura do texto, pela busca e pela seleção visual rápida dos botões ou links, e por uma impaciência para passar para a próxima página. Basta gastar uma hora ou duas observando estudantes interagindo com a web para reconhecer os efeitos.
A tecnologia do hipertexto e da web é baseada neste tipo de
interação.
Isto não significa dizer que a interação deste
tipo é ruim ou que não produz aprendizagem, particularmente
quando o pensamento criativo e divergente é desejável.
A dificuldade surge quando esta forma de interatividade é aplicada a ambientes instrucionais ou conteúdo no qual uma interação mais profunda com o conteúdo é desejada ou exigida.
O usuário que simplesmente passa pelos conteúdos de uma página web pode identificar termos e conceitos gerais, mas a base conceitual e os aspectos elaborados do material serão perdidos.