EFEITOS COGNITIVOS DO DESIGN DE PÁGINAS WEB
Navegação e orientação (wayfinding)
Um dos efeitos da navegação hipertextual e que causa desorientação do usuário é atribuído à
grande quantidade de informação relativamente desestruturada característica da maioria dos ambientes hipertextuais | |
nível elevado de controle do usuário que o sistema permite. |
Estas duas características podem trabalhar junto para aumentar a quantidade
de carga cognitiva imposta ao usuário, tendo por resultado
o que pode ser chamado de "hiperchaos".
Aqueles websites que fornecem um rico ambiente hipermídia correm o risco de sobrecarregar o usuário novato com escolhas de navegação e informação que podem fàcilmente impressionar ou confundir o estudante.
Wayfinding (orientação ou encontrar o caminho) é um termo que emergiu da pesquisa sobre como os indivíduos atravessam um ambiente hipertextual. Wayfinding significa a habilidade de mover-se através de um ambiente físico ou (em termos de hipertexto) de informação sem ficar perdido. Wayfinding efetivo é dependente não somente de saber aonde alguém está indo, mas também em saber onde alguém esteve, que sugere que os designers devem não somente fornecer ferramentas de navegação consistentes e intuitivas, mas também definir claramente mapas do espaço da informação que constituem qualquer website instrucional.
Wayfinding é fortemente dependente das habilidades cognitivas
do aprendiz, particularmente aquelas que se relacionam à orientação
espacial. A habilidade de visualização espacial foi estudada
para determinar que o grau de habilidade de manipular mentalmente a informação
espacial está relacionada à habilidade de navegar através
de um espaço de informação.
Foi descoberto que aumentando a aparência da interface através de sugestões gráficas ou estruturas de mapas, todos os usuários podem ser ajudados, mas particularmente aqueles com habilidades espaciais mais baixas.