COLEÇÕES FIGURAIS




Bibliografia:

PIAGET, J. e INHELDER, B. Gênese das Estruturas Lógicas Elementares. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 1983. 3 ed. 356p. (Capítulo I)


A coleção figural é o início da coordenação entre as ligações da parte com o todo, fornecidas pela percepção sob uma forma espacial, e das relações de semelhanças e diferenças fornecidas pelos esquemas perceptivos, sensório-motores, figurados e pelos primeiros esquemas verbais de forma temporalmente sucessiva e não simultânea.


A coleção figural constitui uma figura em virtude das ligações entre seus elementos como tais, ao passo que as Coleções Não-Figurais e as classes seriam independentes de toda e qualquer figura.


Nas coleções figurais as relações espaciais são constitutivas e não simbólicas, isto é, dizem respeito às ligações entre objetos e não às inclusões ou pertenças inclusivas.



Tipos de reações na fase das coleções figurais:


Segundo Piaget, em experimentos com material de formas geométricas bidimensionais, com a instrução "reunir o que se parece", as reações observadas foram as seguintes:


Pequenos Alinhamentos Parciais:

O sujeito não procura classificar todos os objetos apresentados. Constrói coleções não exaustivas e sem relações entre si. Essa coleção assume forma linear.

O indivíduo estabelece semelhanças entre o primeiro elemento escolhido e o seguinte, depois, entre o segundo e o terceiro e assim sucessivamente,mas sem qualquer plano pré-estabelecido nem ambição de esgotar todos os elementos; neste sentido, o terceiro elemento não precisa manter semelhança com o primeiro. Esta sequência de aproximações forma um série linear que é a mais simples forma de montagem classificatória.


Exemplo:


Alinhamentos Contínuos com Mudança de Critérios:

A criança ao proceder à sequência de aproximações, esquece os termos precedentes e sem querer, muda o critério de semelhança, no decorrer das aproximações sucessivas. Esta alteração de critérios manifesta claramente as dificuldades de coordenação entre as relações de semelhanças e as ligações da parte com o todo. Normalmente ocorre em uma linha única.
Exemplo:



Intermediários entre Alinhamentos e os Objetos Coletivos ou Complexos:

Pode ocorrer alinhamentos múltiplos, sendo uma linha orientada numa direção e a outra uma direção diferente. Ocorre, também, da figura iniciar como alinhamento e depois continuar sob forma de superfície, a figura assume um caráter de objeto simultâneo total em contraste com o caráter de pura sucessão inicialmente apresentado pelo alinhamento.
Exemplo:



Objetos Coletivos:

Nesta fase ocorre a montagem em 2 ou 3 dimensões, de elementos semelhantes(homogeneidade), que em conjunto formam uma figura interiça, como se fosse uma só peça.
Exemplo:



Objetos Complexos:

Diferencialmente dos alinhamentos, nesta fase, dos objetos complexos, a coleção é montada em forma de superfície ou de volume e adquire uma configuração de conjunto variável, que se reveste de interesse aos olhos do sujeito, pelas relações internas de diferença (heterogeneidade) entre os elementos.
Exemplo: