SERIAÇÃO

AS ETAPAS DA SERIAÇÃO


Bibliografia:

PIAGET, J. e INHELDER, B. Gênese das Estruturas Lógicas Elementares. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 1983. 3 ed. 356p. (Capítulo IX)


A Seriação é o processo pelo qual se comparam os objetos e se estabelecem as diferenças entre eles.

A seriação origina a gênese do número , a noção de quantificação e faz parte da gênese das estruturas lógicas elementares.

Convém salientar que a seriação já está presente desde o período sensório-motor, ou seja, a partir do momento em que as diferenças passam a ser consideradas pelo bebê ao construir uma torre colocando cubos em ordem de tamanho decrescente, ou mesmo mais tarde quando este faz seus primeiros encaixes.

O esquema perceptivo correspondente à configuração serial constitui um dado de que as atividades perceptivas do sujeito, por uma parte são decorrentes das atividades sensório-motoras ou ainda pelas ações de ordenação dos objetos.

A criança antes de intercalar elementos por uma série constituída, passa por fases intermediárias, onde primeiramente ela fracassa na seriação de dez elementos, depois avança contrapondo pares ou série de três elementos coordenando-os.Assim a criança vai realizando a seriação, mas por tentativas empíricas conseguindo intercalar elementos intervalares após novas tentativas (podemos aproximar a idéia de ensaio e erro, até a solução do problema).Já na terceira fase a criança consegue intercalar elementos através do método sistemático; só este método que nos leva a considerá-la operatória na ação de seriar.Np método sistemático vemos a criança apresentar a reversibilidade operacional e a capacidade de intercalar diretamente, sem vacilações, os elementos suplementares.Uma vez atingido o método sistemático, este é suscetível, de ser generalizado.

Assim a criança vai de um esquema inicial de seriação até a estruturação de uma forma mais elaborada de relacionar os elementos entre si.

A criança ao alinhar os objetos evidencia um processo de evolução da seriação, a saber:

Podemos estabelecer um paralelo entre a classificação e a seriação, ou seja ,na seriação operacional, aparece a "compreensão" e a "extensão". A compreensão diz respeito a ordem de diferenças que os elementos são seriados, enquanto que a extensão é o conjunto de seus elementos.

Encontramos a Seriação Visual e a Seriação Tátil como exemplos de seriação pela criança , a Seriação Visual é quando o aspecto percebido visulamente faz com que a criança estabeleça as diferenças entre os elementos; já na Seriação Tátil encontramos a intercalação dos elementos através da percapção tátil dos elementos, explora os objetos com os dedos e então estabelece ou percebe suas diferenças.pode-se ver aqui que o fracasso na seriação, muita vezes, está relacionado a falta de exploração e atividade da criança sobre os objetos.

As estruturas seriais são construídas por ações efetivas de uma organização progressiva das ações da criança, que também inclue as percepções e comparações sucessivas entre os elementos dados.

As Classificações e as Seriações constituem estruturas cujas leis são definidas para o lógico e o matemático.A principal preocupação da Epistemologia Genética é compreender como se dá a organização do comportamento de Classificação e de Seriação, e como esta estruturas tendem a converter-se em estruturas lógico-matemáticas, ou seja, a Gênese das Estruturas Lógicas Elementares.


Alguns Conceitos

Configuração Serial é uma fase intermediária ao processo de seriação operatória, trata-se do aspecto figural e perceptível do objeto, a forma do conjunto.

Método Sistemático consiste em identificar, primeiro, o elemento menor (ou maior) de todos, depois o menor dos que restaram e assim sucessivamente, pois testemunha que um elemento qualquer X é, ao mesmo tempo, maior do que os precedentes e menor do que os seguintes (numa ordem decrescente).Ë também um método antecipatório, pois o sujeito sabe que ao procurar o menor elemento dos elementos restantes constituíra uma série.Este é o caráter antecipatório do esquema de seriação.

Reversibilidade Operacional é a capacidade da criança de seguir na linha de raciocíneo de volta ao ponto de partida. "É o ir e vir do pensemento".

Período Sensório-Motor( 0 a 2 anos de idade) é o período de pensamento onde a criança estrutura seu através da ação motriz.