"O processo de avaliação consiste essencialmente em determinar se os objetivos educacionais estão sendo realmente alcançados pelo programa do currículo e do ensino. No entanto, como os objetivos educacionais são essencialmente mudanças em seres humanos - em outras palavras, como os objetivos visados consistem em produzir certas modificações desejáveis nos padrões de comportamento do estudante - a avaliação é o processo mediante o qual determina-se o grau em que essas mudanças do comportamento estão realmente ocorrendo". (Ralph W. Tyler) |
"A educação é um processo que visa a modificar a conduta dos estudantes: essas mudanças constituem os objetivos da educação. (...) A avaliação é o processo para determinar em que consistem essas mudanças e estimá-las com relação aos valores representados nos objetivos, para descobrir se atingem os objetivos da educação. (...) É parte integrante da elaboração do currículo que começa com o interesse pelos objetivos e termina quando se estabelece se estes foram alcançados". (H. Taba) |
"O termo avaliação refere-se à coleta de extensa evidência quanto às habilidades, posição e problemas das crianças, mediante processos formais e informais. Inclui também o processo de organizar e interpretar esses dados para dar uma descrição compreensiva da criança, tendo em vista os antecedentes de sua experiência educacional". (W. Ragan) |
"A avaliação torna possível a alguém descrever ou sumariar padrões de desenvolvimento num determinado tempo. (...) Quando refletimos o processo de avaliação, imediatamente conceituamo-lo como um meio de trabalho, como um meio de pensamento, como uma norma de constante auto-interrogatório: que venho eu tentando obter e como vou indo a respeito ? (...) Envolve a determinação de meios de reunir evidências, a fim de verificar se as mudanças previstas ocorreram realmente". (R. Fleming) |
"A avaliação educacional consiste em apreciações de mérito concernentes ao fenômeno educacional. Com apreciação demérito, nós queremos significar a determinação do valor ou dizer quanto é bom aquilo que estamos avaliando". Avaliação pode ser tida "como o ato de aferir, através de comparação, (1) o resultado observado (dados de desempenho) de alguma iniciativa educacional (2) um padrão ou critério de aceitabilidade pretendido (dados desejados)". (J. Popham) |
"Avaliação é a coleta sistemática de evidências por meio das quais determinam-se mudanças que ocorrem nos alunos e como elas ocorreram. Inclui uma grande variedade de evidências que vão além do tradicional exame final de lápis e papel. É um sistema de controle de qualidade pelo qual pode ser determinada, em certa etapa do processo ensino-aprendizagem, a efetividade ou não do processo e, em caso negativo, que mudanças precisam ser feitas para assegurar sua efetividade antes que seja tarde". (Bloom, Hastings e Madaus) |
"Avaliação sempre implica julgamentos de melhor ou pior (...). Uma medida nos diz o quanto de uma determinada característica um indivíduo possui. Se, então, dissermos, baseados nessa medida, 'Excelente' ou 'Satisfatório' ou 'Terrível', foi feita uma avaliação (...). Esta processa-se tendo em vista objetivos específicos". (R. Ebel) |
"Avaliação é um processo contínuo, subjacente
a todo bom ensino e aprendizagem (...). Avaliação pode ser
definida como um processo sistemático que determina a extensão
na qual os objetivos educacionais foram alcançados pelos alunos.
Há dois aspectos importantes nessa definição. Primeiro,
note que avaliação implica um processo sistemático,
o qual omite observações casuais, não controladas
a respeito dos alunos. Segundo, avaliação sempre pressupõe
que objetivos educacionais sejam previamente identificados. Sem a determinação
prévia dos objetivos, é impossível julgar a extensão
do progresso. (...) Avaliação inclui julgamento de valor
quanto à desejabilidade do comportamento do aluno". (N. Gronlund)
"Avaliar significa emitir um julgamento de valor ou mérito, examinar os resultados educacionais para saber se preenchem um conjunto particular de objetivos educacionais". (Ausubel, Novak e Hanesian) |