A definição de Neisser de Psicologia Cognitiva começa com o input sensório. No momento que acontece o input sensório, é apropriado pensar em dois sistemas acontecendo simultaneamente; um sistema neural e outro cognitivo.
Uma informação sensorial inicial passa por uma sucessão de transformações, não transformações da energia física neural, mas sucessão de transformações que envolvem eventos abstratos A pergunta que é feita é se ocorram serialmente (passo a passo) ou paralelamente (transformação de mais de um código simultaneamente).
Enquanto a abordagem do Processamento da Informação para o estudo da cognição é descrito como uma análise abstrata, a ênfase Conexionista é sobre bases neurais e matemáticas.
Para os conexionistas qualquer tentativa de modelo dos processos cognitivos humanos deve ser baseado no processamento Paralelo e não no processamento Serial. Isto quer dizer que nosso cérebro e nosso sistema cognitivo devem rotineiramente fazer mais de uma coisa por vez.
A abordagem do processamento da informação implica que alguns processos cognitivos dirigem hierarquicamente outros processos e que o sistema cognitivo como um todo tem uma organização modular. Isto quer dizer que existem partes ou subunidades que parecem ser mais ou menos separadas umas das outras.
A abordagem conexionista enfatiza a base neurológica, do processamento paralelo e que os neurônios não mantém uma relação hierárquica com outros neurônios. Acham que o sistema cognitivo não é modular e que não pode ser quebrado em partes. Em cada ato cognitivo o cognitivo e o neural trabalham como unidades inteiras, não como componentes de sistema cooperando.
TIPOS DE CONHECIMENTO E TIPOS DE PROCESSAMENTO:
Os psicólogos cognitivistas usam dois termos para descrever estes
dois tipos aparentemente diferentes de conhecimento: o conhecimento declarativo
e o conhecimento procedural.
Conhecimento Declarativo se refere à informação factual em certa conta estática, imutável, cuja organização tem a forma de séries de fatos conectados e passíveis de descrição.
O Conhecimento Procedural, em constraste, refere-se ao conhecimento básico, fundamental de ações de grande habilidade, e sua natureza tende a ser dinâmica e modificável. Este conhecimento não se mostra claramente para nós, sendo mais fácil mostrá-lo do que falar sobre ele. Ele resiste à descrição verbal, não pode ser tão controlado como o declarativo.
A distinção entre os dois tipos de conhecimento pode
ser melhor melhor ilustrada através do: "sabendo como" e "sabendo
que " ; "sabendo como" se refere ao conhecimento não verbal em que
uma pessoa se engaja para cumprir determinados objetivos (Conhecimento Procedural)
e "sabendo que" se refere ao conhecimento que pode ser descrito mais ou menos
completamente numa série de frases declarativas (Conhecimento Declarativo)