TIPOS DE CONHECIMENTO E TIPOS DE PROCESSAMENTO
Os psicólogos cognitivistas usam dois termos para descrever estes dois tipos aparentemente diferentes de conhecimento:
- conhecimento declarativo
- conhecimento procedural.
Conhecimento Declarativo se refere
à informação factual em certa conta estática,
imutável, cuja organização tem a forma de séries
de fatos conectados e passíveis de descrição.
O Conhecimento Procedural, em constraste, refere-se ao conhecimento básico, fundamental de ações de grande habilidade, e sua natureza tende a ser dinâmica e modificável. Este conhecimento não se mostra claramente para nós, sendo mais fácil mostra-lo do que falar sobre ele. Ele resiste à descrição verbal, não pode ser tão controlado como o declarativo.
A distinção entre os dois tipos de conhecimento pode ser melhor melhor ilustrada através do: "sabendo como" e "sabendo que " ; "sabendo como" se refere ao conhecimento não verbal em que uma pessoa se engaja para cumprir determinados objetivos (Conhecimento Procedural) e "sabendo que" se refere ao conhecimento que pode ser descrito mais ou menos completamente numa série de frases declarativas ( Conhecimento Declarativo)
Tópicos que são
estudados pela PSICOLOGIA COGNITIVA:
1) Atenção: Somos capazes de concentrar nossa atenção em apenas uma coisa por vez ou várias coisas ao mesmo tempo?2) Modelos de reconhecimento: que informações devem estar presentes no mundo para permitir que nosso sistema sensório e cognitivo detecte e categorize? Ou: que tipos de programas cognitivos existem em nossa mente que permitem a detecção e categorização de informações do mundo? Como interpretamos corretamente o input sensório ambíguo?
3) Memória: os psicólogos cognitivistas estão interessados na natureza da organização do conhecimento em nossa memória. Os dois conhecimentos, procedural e declarativo, se organizam da mesma forma em nossa memória?
4) Organização do Conhecimento: de que forma o material é organizado? Os psicólogos cognitivistas têm várias teorias de como o conhecimento declarativo é armazenado, usando as abordagens conexionistas e de processamento da informação, mas não tem o mesmo para o conhecimento procedural.
5) Linguagem: os pesquisadores estudam o desenvolvimento da linguagem, o curso normal e anormal, o papel da experiência na aquisição da linguagem e trabalham com a linguística.
6) Raciocínio: estudam o tipo de raciocínio das pessoas; lógico ou intuitivo.
7) Resolução de Problemas: como podemos descrever o conhecimento que nos permite gerar, criar um plano de ação? Que estratégias usamos para gerar planos e táticas para problemas que nunca encontramos antes?
Os eventos mentais podem ser vistos
de muitas outras formas, entretanto os psicólogos cognitivistas
geralmente não levam em conta os fatores sociais no estudo da cognição,
não consideram o papel das expectativas do experimentador e sua
influência sobre os resultados da pesquisa.