Aula 1 - O computador ajudando a desenvolver a habilidade de escrita



 
 
 
 
A escrita é uma forma de comunicação essencial e a Internet representa uma tremenda pressão sobre seus usuários pois em seu contexto, a escrita é a forma primordial de comunicação.
Em vista desta constatação, algumas perguntas que educadores vem fazendo ultimamente são: 
 
  1. Até que ponto o desenvolvimento da habilidade da escrita pode ou está sendo afetado pelo uso do computador ou da Internet? 
  2. Pode-se usar o computador e a Internet para tornar o desenvolvimento da habilidade da escrita mais agradável ou mais eficiente? 
  3. É relevante ensinar na escola a usar um editor de texto? 
  4. Qual a melhor forma de ensinar a usar um editor de texto? 
Também é essencial que os alunos aprendam a usar um editor de texto para poderem explorar toda a potencialidade do computador como ferramenta da apoio na atividade de escrita. 

 Algumas entrevistas com escritores famosos evidenciam sua satisfação com o aumento da produtividade e qualidade de seu produto (o que escrevem) depois que começaram a usar o computador. 

Mas também existe quem se mantenha apegado ao uso de uma máquina de escrever com a qual se acostumaram a trabalhar. 

Há também quem manifeste temor de que o uso do computador leve à perda da habilidade de escrita manual e que acabe sendo questionado o próprio trabalho de ensinar a escrever usando lápis e caneta! 

Para analisar esta problemática propõe-se três abordagens: 

  • Procurar relatos/opiniões de escritores. 
  • Entrevistar usuários que utilizem o computador para escrever buscando descobrir como venceram as barreiras iniciais, naturais ante o uso da nova ferramenta. 
  • Observar escolas/universidades em seu processo de uso do computador na educação para verificar a estratégia adotada para ensino do uso de editor de texto aos alunos. 

Referências

Alguns materiais de referência são apresentados a seguir mas outras fontes de consulta deverão ser procuradas e comentadas no mural eletrônico.

Atividades



 

Alunos presentes na aula 1 Respostas da aula 1

setaup.gif (1041 bytes)