Aula 10 e 11 - EDU3375 - Jogos, Computador, Internet e a Educação

Como o computador e a Internet podem
ser explorados na educação para, 
através de jogos e simulações, 
propiciar um ambiente de ensino e
aprendizagem cativante e motivador?


Objetivos:

Capacitar o(a)s aluno(a)s a:

  • Reconhecer os objetivos educacionais passíveis de serem alcançados mediante o uso de jogos educacionais apresentados em aula
  • Projetar uma atividade de ensino aprendizagem usando um jogo de computador e indicar os objetivos educacionais classificando-os de acordo com os níveis e domínio da taxonomia de Bloom
  • Produzir na forma de arquivo HTML, um relatório com o plano de aula, ilustrado com imagens do jogo.

  • Referências
    1. Usando Jogos Interativos baseados em Instruções na Web
    2. Taxonomia de objetivos educacionais de Bloom
    3. Ensino baseado em simulações e jogos educacionais (visite o ambiente O Jardineiro)
    4. Jogo de memória com rótulos, ou tags do HTML
    5. Progama de demonstração do software Letras e Números da AWARD
    6. Gallery of Interactive Geometry - coletânea de jogos matemáticos
    7. Dicas para instalação de jogos a partir de CD-ROM
    8. Jogos disponíveis em CD-ROM no LIES

    Atividades desta unidade
    1. Apresentação sobre Jogos Educacionais
    2. Examinar os textos de referência apresentados
    3. Buscar (por FTP) o jogo Letras e Números (clicando na referência 3), instalar (executando o programa letnum.exe o jogo será instalado em seu computador) e usar este jogo e outros jogos que estejam instalados nas máquinas do Laboratório ou em outro local onde estiver desenvolvendo a aula. Procure analisar pelo menos 3 jogos.
    4. Escolha um jogo para ser usado em uma atividade de ensino aprendizagem baseada em computador.
    5. Na aula 11 será feito o relatório com a análise de um jogo dentre os que inspecionou na aula 10.
    6. Elaborar sua resposta usando um editor de HTML, ilustrando o texto com imagens do jogo analisado. Para este fim use a opção de capturar a tela, colocando tudo na área de transferência e depois colando num arquivo gráfico que poderá ser e editado, recortado, complementado com o editor gráfico)

    7.  
    8. Enviar o arquivo produzido para o Learning Space, juntamente com os arquivos com as figuras (Semana 11)


    © 2001 Liane Tarouco