Aula 11 e 12 - EDU3375 - Jogos, Computador, Internet e a Educação

Como o computador e a Internet podem
ser explorados na educação para, 
através de jogos e simulações, 
propiciar um ambiente de ensino e
aprendizagem cativante e motivador?


Objetivos:

Capacitar o(a)s aluno(a)s a:

  • Reconhecer os objetivos educacionais passíveis de serem alcançados mediante o uso de jogos educacionais apresentados em aula
  • Projetar uma atividade de ensino aprendizagem usando um jogo de computador e indicar os objetivos educacionais classificando-os de acordo com os níveis e domínio da taxonomia de Bloom
  • Produzir na forma de arquivo HTML, um relatório com o plano de aula, ilustrado com imagens do jogo.

  • Referências
    1. Usando Jogos Interativos baseados em Instruções na Web
    2. Taxonomia de objetivos educacionais de Bloom
    3. Jogo de memória com rótulos, ou tags do HTML
    4. Progama de demonstração do software Letras e Números da AWARD
    5. Gallery of Interactive Geometry - coletânea de jogos matemáticos
    6. Dicas para instalação de jogos a partir de CD-ROM
    7. Jogos disponíveis em CD-ROM no LIES

    Atividades desta unidade
    1. Apresentação sobre Jogos Educacionais
    2. Examinar os textos de referência apresentados
    3. Buscar (por FTP) o jogo Letras e Números (clicando na referência 3 ), instalar (executando o programa letnum.exe o jogo será instalado em seu computador) e usar este jogo e outros jogos que estejam instalados nas máquinas do Laboratório ou em outro local onde estiver desenvolvendo a aula. Procure analisar pelo menos 3 jogos.
    4. Escolha um jogo para ser usado em uma atividade de ensino aprendizagem baseada em computador.
    5. Na aula 12 será feito o relatório com a análise de um jogo dentre os que inspecionou na aula 11.
    6. Elaborar sua resposta usando um editor de HTML, ilustrando o texto com imagens do jogo analisado. Para este fim use a opção de capturar a tela, colocando tudo na área de transferência e depois colando num arquivo gráfico que poderá ser e editado, recortado, complementado com o editor gráfico)

    7.  
    8. Enviar o arquivo produzido para o Learning Space, juntamente com os arquivos com as figuras (Semana 12)


    © 2002 Liane Tarouco