Aula 9 e 10 - EDU3375 - Jogos, Computador, Internet e a Educação

Como o computador e a Internet podem ser 
explorados na educação para, através de jogos
e simulações,  propiciar um ambiente de ensino e
aprendizagem cativante e motivador?


Objetivos:

Capacitar o(a)s aluno(a)s a:

  • Reconhecer os objetivos educacionais passíveis de serem alcançados mediante o uso de jogos educacionais apresentados em aula
  • Projetar uma atividade de ensino aprendizagem usando um jogo de computador e indicar os objetivos educacionais classificando-os de acordo com os níveis e domínio da taxonomia de Bloom)
  • Produzir na forma de arquivo HTML, um relatório com o plano de aula, ilustrado com imagens do jogo.

  • Referências
    1. Usando Jogos Interativos baseados em Instruções na Web
    2. Taxonomia de objetivos educacionais de Bloom
    3. Ensino baseado em simulações e jogos educacionais (visite o ambiente O Jardineiro)
    4. Jogo de memória com rótulos, ou tags do HTML
    5. Progama de demonstração do software Letras e Números da AWARD
    6. Gallery of Interactive Geometry - coletânea de jogos matemáticos
    7. Dicas para instalação de jogos a partir de CD-ROM
    8. Jogos disponíveis em CD-ROM no LIES

    Atividades desta unidade
    1. Registrar sua participação na atividade
    2. Examinar os textos de referência apresentados 
    3. Buscar (por FTP) o jogo Letras e Números (clicando na referência 3), instalar (executando o programa letnum.exe o jogo será instalado em seu computador) e usar este jogo e outros jogos que estejam instalados nas máquinas do Laboratório ou em outro local onde estiver desenvolvendo a aula.

    4.  

       

       Escolha um jogo para ser usado em uma atividade de ensino aprendizagem baseada em computador.

      Analise suas potencialidades para ensejar atividades capazes de permitir alcançar objetivos educacionais de alguma das categorias da taxonomia de Bloom. Você pode escolher qualquer jogo jogo educacional que conheça ou que esteja disponível pela Internet ou em CDROM.

      Ao relatar sua resposta deve indicar também o jogo analisado. Recomenda-se analisar e experimentar mais de um jogo educacional antes de escolher. O trabalho continuará na aula 10. Se os alunos que realizam a aula em outros locais que não o Laboratório da FACED  não conseguirem CDROM com jogos para analisar, devem vir trabalhar no LIES 10o andar do prédio da FACED na aula seguinte ou então procurar o laboratório em outros horários (marcando previamente com a bolsista Marie).
       

    5. Elaborar sua resposta usando um editor de HTML, ilustrando o texto com imagens do jogo analisado. Para este fim use a opção de capturar a tela, colocando tudo na área de transferência e depois colando num arquivo gráfico que poderá ser e editado, recortado, complementado com o editor gráfico)

    6.  
    7. Enviar o arquivo produzido para o diretorio aula9, usando o mecanismo de upload . Não esquecer de colocar no texto HTML, o nome de todos os integrantes do grupo. Verifique se seus arquivos estão corretamente armazenados no diretório aula9
    8. Registrar o nome do arquivo produzido no  mural


     

    Alunos registrados na aula 9 e 10

    Mural com os planos de atividade projetados

    © 1999 Liane Tarouco