ELEMENTOS BÁSICOS DE PROJETO DE JOGOS
Os jogos interativos possuem elementos comuns que aparecem de várias
formas. Na maioria das vezes é benéfico para projetistas
de jogos começarem a criticar seu trabalho através da análise
dos seguintes elementos existentes:
- Entretenimento:
O fator diferencial entre jogos e simulação
é o entretenimento. Quando muitos jogos tentam simular a realidade,
é o entretenimento (e humor em particular) que os separa de uma
simples simulação. É o fator de entretenimento que
atrai inicialmente os estudantes aos jogos e os mantêm continuamente
motivados ao aprendizado.
- Fantasias:
O elemento fantasia com jogos pode variar de uma simulação
realística da vida real até mundos não existentes.
- Realidade sem ameaças:
É o leque de ameaças que o
jogo sugere ao usuário, levando-o a caminhos que normalmente ele
não seguiria. É muito mais fácil induzí-los
a um risco de morte em um ambiente de jogo do que na vida real.
- Objetivo:
Todos os jogos têm um objetivo a ser alcançado.
O objetivo pode ser o maior recorde, solucionar um quebra-cabeça
ou chegar a um objetivo em um tempo determinado.
- Regras:
O mundo no qual os jogos existem tem seu próprio conjunto
de regras. Algumas vezes as regras já vem definidas, outras vezes
os usuários devem achá-las jogando inúmeras vezes
o que os obrigam a achá-los. As regras também podem mudar
com o decorrer do jogo.
- Oposições:
Algum tipo de oposição geralmente
existe, na forma de inimigos ou uma corrida contra o tempo, ou consigo
mesmo num esforço para quebrar seu próprio recorde, ou uma
combinação de alguns destes.
- Aventura:
A aventura desafia o jogador. Tal como as regras, o estudante
deve aprender quais são os desafios proposto pelo jogo.
- Resultado:
Se um objetivo é alcançado ou não, alguns
resultados ocorrem, tal como um recorde alto, salvar o planeta ou passar
para a próxima fase. O resultado mais importante nos jogos é
que treinar é aprender.