Uso dos mapas conceituais no ensino
Como uma ferramenta de aprendizagem, o mapa conceitual é
útil para o estudante, por exemplo, para:
- fazer anotações
- resolver problemas
- planejar o estudo e/ou a redação de grandes relatórios
- preparar-se para avaliações
- identificando a integração dos tópicos.
Para os professores, os mapas conceituais podem constituir-se poderosos auxiliares
em suas tarefas rotineiras, tais como:
- ensinando um novo tópico: Na construção
de mapas conceituais, os conceitos difíceis são clarificados
e podem ser arranjados em uma ordem sistemática. O uso de mapas conceituais
pode auxiliar os professores manterem-se mais atentos aos conceitos chaves
e relações entre eles. Os mapas podem auxiliá-lo a transferir
uma imagem geral e clara dos tópicos e suas relações
para seus estudantes. Desta forma torna-se mais fácil para o estudante
não perder ou não entender qualquer conceito importante.
- reforçar a compreensão: o uso dos mapas conceituais
reforça a compreensão e aprendizagem por parte dos alunos. Ele
permite a visualização dos conceitos chave e resume suas inter-relações.
- verificar a aprendizagem e identificar conceitos mal compreendidos
: os mapas conceituais também podem auxiliar os professores na avaliação
do processo de ensino. Eles podem avaliar o alcance dos objetivos pelos alunos
através da identificação dos conceitos mal entendidos
e os que estão faltando.
- avaliação: a aprendizagem do aluno (alcance dos
objetivos, compreensão dos conceitos e suas interligações,
etc.) podem ser testadas ou examinadas através da construção
de mapas conceituais.
Usos de
um mapa