Taxonomia de Objetivos Educacionais de Bloom
Benjamin
Bloom e seus colegas criaram uma divisão de objetivos educacionais
em 3 partes:
-
cognitiva: objetivos
que enfatizam relembrar ou reporduzir algo que foi aprendido, ou que envolvem
a resolução de alguma atividade intelectual para a qual o
indivíduo tem que determinar o problema essecial, então reorganizar
o material ou combinar ideiais, métodos ou procedimentos previamente
aprendidos
-
afetiva: objetivos
que enfatizam o sentimento, emoção ou grau de aceitação
ou rejeição. Tais objetivos são expressos como interesses,
atitudes ou valores
-
psicomotora: objetivos
que enfatizam alguma habilidade mulcular ou motora
O domínio afetivo é difícil de classificar e testar
pois consiste de valores internalizados, além dos comportamentos
externados.
O domínio psicomotor relaciona-se com atividade física.
O domínio cognitivo é dentre estes três, o mais
frequentemente usado e, de acordo com a taxonomia dos objetivos educacionais
de Bloom, os seis
níveis do domínio cognitivo são:
Os processos caracterizados pela taxonomia devem representar resultados
de aprendizagem, ou seja, cada categoria taxonômica representa o
que o indivíduo aprende, não aquilo que ele já sabe,
assimilado do seu contexto familiar ou cultural.
Os processos são cumulativos, uma categoria cognitiva depende
da anterior e, por sua vez, dá suporte à seguinte.
As referidas categorias são organizadas num gradiente em termos
de complexidade dos processos mentais.
Jogo
de memória sobre os objetivos educacionais da taxonomia de Bloom
Referência:
Rodrigues, José . - A taxonomia de objetivos educacionais
- um manual para o usuário. Editora UNB, 2 edição
1994.
Tabela com exemplos
de ações e resultados inerentes a cada objetivo