Taxonomia de Objetivos Educacionais de Bloom


Benjamin Bloom e seus colegas criaram uma divisão de objetivos educacionais em 3 partes: O domínio afetivo é difícil de classificar e testar pois consiste de valores internalizados, além dos comportamentos externados.

 O domínio psicomotor relaciona-se com atividade física.

O domínio cognitivo é dentre estes três, o mais frequentemente usado e, de acordo com a taxonomia dos objetivos educacionais de Bloom, os seis níveis do domínio cognitivo são:

Os processos caracterizados pela taxonomia devem representar resultados de aprendizagem, ou seja, cada categoria taxonômica representa o que o indivíduo aprende, não aquilo que ele já sabe, assimilado do seu contexto familiar ou cultural.

 Os processos são cumulativos, uma categoria cognitiva depende da anterior e, por sua vez, dá suporte à seguinte.

As referidas categorias são organizadas num gradiente em termos de complexidade dos processos mentais.

Jogo de memória sobre os objetivos educacionais da taxonomia de Bloom
 


Referência:
Rodrigues, José . - A taxonomia de objetivos educacionais - um manual para o usuário. Editora UNB, 2 edição 1994. 
Tabela com exemplos de ações e resultados inerentes a cada objetivo