Título: “Brincando com
o conhecimento na era da informática”
Série: 3º ano do 1º ciclo
Data de início: Março/00
Duração prevista: Um semestre.
“O rio atinge seus objetivos porque aprendeu
a contornar os obstáculos.”
( Antoine de Saint-Exupéry)
Justificativas:
A importância desse trabalho consiste na possibilidade de se oportunizar ao aluno um outro olhar sobre o conhecimento, através de uma forma lúdica, reinventando-o, utilizando para isto um computador virtual, de forma a possibilitar a não aceitação do que é dado como “natural” pela mídia, bem como de minimizar seus efeitos na construção das subjetividades envolvidas; na multiplicidade de atividades possíveis de serem construídas ao longo do processo, privilegiando a interdisciplinaridade; nos diversos pontos de vista que podem ser articulados, e também na criação de situações que propiciem o desenvolvimento da criatividade, solidariedade, espírito crítico, etc.
“O objetivo que nos devemos propor na educação
de um jovem é o de formar-lhe o coração, o juízo
e o espírito.”
(J.J. Rousseau)
Objetivos:
O objetivo principal deste trabalho é instrumentalizar as crianças para que, de forma lúdica, elas passem a refletir criticamente sobre as informações veiculadas pelos diversos tipos de mídia em relação aos apelos que a mesma faz para conquistar estes espectadores mirins e que, portanto, elas possam ser capazes de ‘desfazer’, brincando no fantasioso mundo virtual, o mais possível, as concepções subjacentes a esses apelos e ‘refazê-los’, de modo próprio, contemplando suas próprias definições, teorias e expectativas reais, e não , impostas, reconfigurando valores e questionando as premissas primeiras.
Materiais:
Vídeos, máquina de fotografar, papel pardo, jornais, revistas, livros, cd’s, folhas brancas, fantoches, cartolinas, caixas de ovos de codorna, giz.
“O mundo pertence aos otimistas, os pessimistas
são meros expectadores.”
(Eisenhover)