Projeto

Título: “Brincando com o conhecimento na era da informática”
Série: 3º ano do 1º ciclo
Data de início: Março/00
Duração prevista: Um semestre.
 
 

“O rio atinge seus objetivos porque aprendeu a contornar os obstáculos.”
( Antoine de Saint-Exupéry)

Justificativas:

     A importância desse trabalho consiste na possibilidade de se oportunizar ao aluno um outro olhar sobre o conhecimento, através de uma forma lúdica, reinventando-o, utilizando para isto um computador virtual, de forma a possibilitar a não aceitação do que é dado como “natural” pela mídia, bem como de minimizar seus efeitos na construção das subjetividades envolvidas; na multiplicidade de atividades possíveis de serem construídas ao longo do processo, privilegiando a interdisciplinaridade; nos diversos pontos de vista que podem ser articulados, e também na criação de situações que propiciem o desenvolvimento da criatividade, solidariedade, espírito crítico, etc.

“O objetivo que nos devemos propor na educação de um jovem é o de formar-lhe o coração, o juízo e o espírito.”
(J.J. Rousseau)

Objetivos:

      O objetivo principal deste trabalho é instrumentalizar as crianças para que, de forma lúdica, elas passem a refletir criticamente sobre as informações veiculadas pelos diversos tipos de mídia em relação aos apelos que a mesma faz para conquistar estes espectadores mirins e que, portanto, elas possam ser capazes de ‘desfazer’, brincando no fantasioso mundo virtual, o mais possível, as concepções subjacentes a esses apelos e ‘refazê-los’, de modo próprio, contemplando suas próprias definições, teorias e expectativas reais, e não , impostas, reconfigurando valores e questionando as premissas primeiras.

Materiais:

     Vídeos, máquina de fotografar, papel pardo, jornais, revistas, livros, cd’s, folhas brancas, fantoches, cartolinas, caixas de ovos de codorna, giz.

“O mundo pertence aos otimistas, os pessimistas são meros expectadores.”
(Eisenhover)

Vamos continuar?