Plano de Ensino

Pré-requisitos:

  1. ter utilizado a internet para pesquisa;
  2. conhecimento de editor de textos;
  3. conhecimento do conteúdo que vão procurar ( tópicos mais interessantes, atividades extras, curiosidades,...).


Objetivos:


Recursos:

  1. computador ligado a Internet e com editor de texto;
  2. pesquisa feita anteriormente
Procedimentos:
Obs.: Essa atividade tem duas partes, a de analisar os conteúdos apresentados e a da utilização da internet para pesquisa.

Obs.: Duas semanas antes dessa aula, os alunos escolherão os temas que irão pesquisar e sairão para a pesquisa de campo em bibliotecas. No dia da aula, todos terão sua pesquisa em mãos.
 

1) Procurar em sites de busca o tema que o grupo escolheu, pode ser utilizado:

                   http://www.cade.com.br
                   http://www.altavista.com
                   http://www.hotbot.com
                   http://www.yahoo.com

2) Nos sites que aparecerão, deverão procurar os mesmos tópicos que procuraram antes, fazendo assim uma comparação.

3) Depois da pesquisa feita e anotada, os grupos deverão se organizar e promover uma discussão entre os participantes sobre: os conteúdos apresentados nos livros e na Internet e a importância da Internet e dos livros em pesquisas.

4) Durante a discussão será necessário que um dos participantes do grupo seja um relator, pois tudo o que foi discutido será passado para um texto que mais tarde será divulgado para toda a turma.

5) Nos sites que oferecem mural de opiniões, os alunos deverão colocar sua opinião sobre os conteúdos apresentados no site, não sobre o uso da internet.

6) Cada grupo escolherá uma forma de apresentar os resultados que obtiveram, podem ou não utilizar o computador com auxilio do canhão projetor, ou da forma que preferirem.
 
 
 

Analisando o plano acima segundo a Taxonomia de Bloom

        Os objetivos cognitivos estão sendo levados em conta, pois quando é solicitado que eles comparem o que pesquisaram anteriormente com o que estão pesquisando eles são levados a relembrar o que viram anteriormente. Os afetivos também são abrangidos, assim como os psicomotores. Quando é solicitado que os alunos que discutam, trabalhem em grupo, está se trabalhando as atitudes e os valores que cada um tem ou até mesmo as normas que foram estabelecidas. O ato de digitar um texto está trabalhando a motricidade fina do aluno e também a noção espacial, tanto do teclado quanto da própria organização do papel.
        Acho que os níveis de conhecimento foram abrangidos pois o aluno tem que passar pelos 6 estágios:
1.Conhecimento: (processos que requerem que o estudante reproduza com exatidão uma
     informação que lhe tenha sido dada, seja ela uma data, um relato, um procedimento, uma
     fórmula ou uma teoria.) O aluno terá que reproduzir o que pesquisou antes para poder comparar com as novas informações.
2.Compreensão: (requer elaboração (modificação) de um dado ou informação original. O
     estudante deverá ser capaz de usar uma informação original e ampliá-la, reduzí-la,
     representá-la de outra forma ou prever consequências resultantes da informação original.). O aluno vai modificar o que pesquisou antes e adequar ao que tem agora.
3.Aplicação: (reúne processos nos quais o estudante transporta uma informação genérica para uma situação nova e específica.) 
4.Análise: (caracterizam-se por separar uma informação em elementos componentes e estabelecer relações entre eles.). Os alunos vão relacionar o que tinham com o que acharam e analisar a utilidade do uso do computador para pesquisa.
5.Síntese: (representa os processos nos quais o estudante reúne elementos de informação para compor algo novo que terá, necessariamente, traços individuais distintivos.) O texto que os alunos irão escrever é o algo novo, pois retiram várias informações, tanto de conteúdos quanto do uso da Internet.
6.Avaliação: (representa os processos cognitivos mais complexos. Consiste em confrontar um dado, uma informação, uma teoria, um produto etc... com um critério ou conjunto de critérios, que podem ser internos ao próprio objeto de avaliação, ou externos a ele). O confronto acontecerá quando os alunos exporão para turma seus resultados.

        O plano parece estar bem de acordo, porém será que todas as aulas são construídas com esses passos, seguindo Bloom?!? Seria muito bom que fossem, pois assim seguiríamos uma sequência lógica de desenvolvimento dos nossos alunos.