Pré-requisitos:
Objetivos:
Recursos:
Obs.: Duas semanas antes dessa aula,
os alunos escolherão os temas que irão pesquisar e sairão
para a pesquisa de campo em bibliotecas. No dia da aula, todos terão
sua pesquisa em mãos.
1) Procurar em sites de busca o tema que o grupo escolheu, pode ser utilizado:
http://www.cade.com.br
http://www.altavista.com
http://www.hotbot.com
http://www.yahoo.com
2) Nos sites que aparecerão, deverão procurar os mesmos tópicos que procuraram antes, fazendo assim uma comparação.
3) Depois da pesquisa feita e anotada, os grupos deverão se organizar e promover uma discussão entre os participantes sobre: os conteúdos apresentados nos livros e na Internet e a importância da Internet e dos livros em pesquisas.
4) Durante a discussão será necessário que um dos participantes do grupo seja um relator, pois tudo o que foi discutido será passado para um texto que mais tarde será divulgado para toda a turma.
5) Nos sites que oferecem mural de opiniões, os alunos deverão colocar sua opinião sobre os conteúdos apresentados no site, não sobre o uso da internet.
6) Cada grupo escolherá uma
forma de apresentar os resultados que obtiveram, podem ou não utilizar
o computador com auxilio do canhão projetor, ou da forma que preferirem.
Analisando o plano acima segundo a Taxonomia de Bloom
Os objetivos
cognitivos
estão sendo levados em conta, pois quando é solicitado que
eles comparem o que pesquisaram anteriormente com o que estão pesquisando
eles são levados a relembrar o que viram anteriormente. Os afetivos
também são abrangidos, assim como os psicomotores.
Quando é solicitado que os alunos que discutam, trabalhem em grupo,
está se trabalhando as atitudes e os valores que cada um tem ou
até mesmo as normas que foram estabelecidas. O ato de digitar um
texto está trabalhando a motricidade fina do aluno e também
a noção espacial, tanto do teclado quanto da própria
organização do papel.
Acho que os
níveis de conhecimento foram abrangidos pois o aluno tem que passar
pelos 6 estágios:
1.Conhecimento: (processos
que requerem que o estudante reproduza com exatidão uma
informação que lhe tenha sido
dada, seja ela uma data, um relato, um procedimento, uma
fórmula ou uma teoria.)
O aluno terá que reproduzir o que pesquisou antes para poder comparar
com as novas informações.
2.Compreensão: (requer
elaboração (modificação) de um dado ou informação
original. O
estudante deverá ser capaz de usar
uma informação original e ampliá-la, reduzí-la,
representá-la de outra forma ou prever
consequências resultantes da informação original.).
O aluno vai modificar o que pesquisou antes e adequar ao que tem agora.
3.Aplicação:
(reúne processos nos quais o estudante transporta uma informação
genérica para uma situação nova e específica.)
4.Análise: (caracterizam-se
por separar uma informação em elementos componentes e estabelecer
relações entre eles.). Os alunos vão
relacionar o que tinham com o que acharam e analisar a utilidade do uso
do computador para pesquisa.
5.Síntese: (representa
os processos nos quais o estudante reúne elementos de informação
para compor algo novo que terá, necessariamente, traços individuais
distintivos.) O texto que os alunos irão escrever
é o algo novo, pois retiram várias informações,
tanto de conteúdos quanto do uso da Internet.
6.Avaliação:
(representa os processos cognitivos mais complexos. Consiste em
confrontar um dado, uma informação, uma teoria, um produto
etc... com um critério ou conjunto de critérios, que podem
ser internos ao próprio objeto de avaliação, ou externos
a ele). O confronto acontecerá quando os alunos exporão
para turma seus resultados.
O plano parece
estar bem de acordo, porém será que todas as aulas são
construídas com esses passos, seguindo Bloom?!? Seria muito bom
que fossem, pois assim seguiríamos uma sequência lógica
de desenvolvimento dos nossos alunos.