CONCLUSÃO

A melhor maneira de terminar uma aula é fazendo um breve resumo repetindo o que foi tentado transmitir durante a conferência. Após isto, faça um breve comentário agradecendo a atenção da audiência, o que encoraja os aplausos da audiência, e então peça ao projetista para desligar o projetor e acender as luzes.

Se você pretende repetir a mesma conferência, e quer melhorá-la, preste cuidadosa atenção as questões no fim da aula. Elas podem sugerir que certos assuntos podem necessitar de maior elucidação ou ênfase em aulas futuras.
 
  • Durante as perguntas, seja profissional, relaxe e não fique na defensiva. 
  • Responda as questões da maneira mais sucinta possível. 
  • Se você não souber responder a pergunta, simplesmente diga "não sei". 
  • Se alguém faz uma pergunta muito boa, cumprimente-o. 
  • Lembre-se que a maior parte das perguntas tem origem mais em discordância do que em dúvidas, mas tente evitar discussões.
  • Seja educado com a audiência, e evite confrontação direta com alguém em especial até que a platéia tenha deixado a sala. 

  • Discorde veementemente apenas se a afirmação feita pelo questionador é totalmente crítica, e você tem certeza de que ele está errado.

Além disso, para melhorar futuramente a sua apresentação, solicite de pessoas que você conhece e respeita comentários sobre a qualidade de sua apresentação. Como a conferência e o conferencista foram vistos pela platéia pode ser avaliado de uma maneira mais franca e menos de confrontação crítica.

Finalmente, lembre-se que a palavra doutor vem do latim docere, que significa ensinar. E ensinar ajuda a aprender. Ensinar outros estimulará você a aprender novos fatos, organizar estes novos fatos e prover uma oportunidade para melhorar ainda mais. O antigo axioma continua totalmente verdadeiro: " a pessoa que mais aprende em uma conferência é a pessoa que preparou a conferência".