A COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA EFICIENTE

(Texto baseado no artigo APRESENTAÇÃO ÁUDIO-VISUAL EFICIENTE)
STUART S SAGEL, Washington University School of Medicine
RUTH G RAMSEY, University of Chicago School of Medicine
AJR 156:181-187,January 1991)

"O cérebro humano começa a trabalhar no nascimento e nunca mais para até que você se levanta para falar em público "

Praticamente todos os estudiosos, seja na escola, no ensino universitário ou na vida privada, algum dia terão que falar
para uma platéia. Esta apresentação pode ser feita em nível nacional, ou para um grupo local de colegas ou estudantes, ou
mesmo para uma platéia de leigos. Sem dúvida alguma, qualquer conferencista deseja deixar uma impressão favorável
e ter sua mensagem transmitida de maneira eficiente. Por azar, a falta de familiaridade com técnicas educacionais
básicas impedem tal realização.

A transmissão de informações pode se perder num pantanal de material desorganizado,
incompreensível ou irrelevante.

Podem ser usadas transparências ou slides que são complexos, que podem não ser compreendidos ou mesmo lidos pela audiência. Uma preparação adequada pode ajudar quase todos a corrigir e evitar tais problemas e mesmo a superar a ansiedade natural ligada ao ato de falar em público.

Preparar e transmitir uma apresentação com áudio-visual satisfatória não é uma tarefa fácil. É necessário gastar uma grande quantidade de esforço e tempo para que o sucesso ocorra. Mesmo os oradores mais experientes, que fazem suas apresentações se tornarem ilusoriamente simples, trabalharam longa e duramente para desempenhar um excelente papel.

A imortal Mensagem de Gettysburg, de Abraham Lincoln, que contém 10 sentenças, com um total de 271 palavras, incluindo 202 de uma sílaba, e que é lida em 2 minutos, requereu 3 dias de preparação laboriosa (ela não foi rabiscada no verso de um envelope enquanto ele estava em uma viagem de trem).

Este texto foi elaborado com a finalidade de prover informações práticas e de ajuda no planejamento e preparação - de uma apresentação eficiente. Conferências medíocres podem ser evitadas se certas regras forem seguidas.

As recomendações seguintes são oferecidas como roteiro.