A conferência deve ser dada como se o conferencista estivesse tendo uma conversa agradável com amigos ou ssociados profissionais, num ritmo um pouco mais lento do que sua fala normal, com inflexões variadas de voz. Tenha certeza de encarar e estabelecer contato visual com membros da audiência, mesmo de maneira intermitente; não olhe constantemente para os slides ou para as anotações. E nunca, jamais, leia palavra-por-palavra de um texto preparado. Tal procedimento é garantia total de quase instantaneamente gerar um enorme desânimo na platéia. Toda a espontaneidade está perdida; o conferencista e os ouvintes deixaram de ser amigos. Os ouvintes provavelmente estarão lamentando o tempo e esforço perdidos, perguntando-se por que o conferencista simplesmente não distribuiu o material impresso, de maneira que pudesse posteriormente ser lido a vontade.
Por outro lado, sabedoria não é desculpa para se apresentar perante a platéia sem estar preparado e falar de improviso. Assuntos-chave são esquecidos, assuntos sem importância são discutidos exaustivamente e assuntos são colocados fora de ordem numa apresentação tão "a vontade". A bênção de ser um "conferencista nato" é extremamente rara e, quase com certeza, não existe. Mais frequentemente, a alocução aparentemente espontânea é uma ilusão, escondendo a intenção premeditação e a preparação cuidadosa, ou então representa o produto de anos e anos falando sobre o mesmo assunto.
Quando se inicia uma conferência, é importante conquistar o interesse da audiência. Gaste alguns minutos descrevendo porque você acha que o tema é importante e rapidamente explique como você atingirá os objetivos. Talvez alguma coisa como: "Hoje eu falarei sobre a utilidade da TC na detecção de metástases hepáticas. Iniciarei falando sobre as técnicas básicas, depois alguns casos mais raros". A audiência gosta de saber o que irá acontecer. Dê-lhes um motivo para prestar atenção as informações que você reuniu. Estas observações iniciais também permitem ao conferencista relacionar o tema a platéia específica para a qual ele falará. Se você está falando para radiologistas gerais, eles apreciarão saber que o material a ser apresentado tem aplicações no dia-a-dia. Audiências formadas por radiologistas acadêmicos ficarão felizes em saber que você falará sobre detalhes de um determinado assunto. De maneira alguma comece desculpando-se por alguma falha potencial. Desculpas são para erros inadvertidos, não para erros intencionais que poderiam ser evitados. A conferência deve ser preparada com antecipação e todas as arestas aparadas.
Enquanto você está falando, sempre dê uma olhada para cada novo slide que você projeta. É desconcertante gastar tempo falando sobre o slide errado. Durante a dissertação sobre slide de texto, tente usar as mesmas palavras usadas no slide. Como os slides muitas vezes contém apenas frases ao invés de sentenças completas, preencha as palavras que estão faltando enquanto você fala. E fale sobre tudo aquilo que está no slide. Nunca inclua dados numéricos que não estão incluídos no slide. Durante a apresentação de imagens radiológicas, oriente inicialmente a platéia. Por exemplo "esta é uma ressonância magnética T2 sagital da fossa pituitária". Sempre descreva a imagem usando a perspectiva da platéia (inicie lendo o slide da esquerda). Use um apontador luminoso para mostrar claramente a platéia o que você quer que eles vejam. Após isso desligue o apontador; não fique vagando pela sala com a luz do apontador. Para evitar a "tremedeira" do apontador, apóie o punho e o antebraço contra algum objeto (p.ex. o podium ou então o outro braço).
Para despertar o interesse, é aceitável que ocasionalmente se desafie a platéia sobre o diagnóstico correto da imagem que está sendo projetada. Isto é feito de maneira melhor utilizando-se retórica, quando se espera que ninguém em particular responda a pergunta. Deve-se ter cuidado no uso excessivo desta técnica, levando a ruptura da linha de raciocínio. Especialmente quando estiver falando para grandes audiências num tempo restrito, o conferencista não deveria inquirir a platéia. Perguntas prematuras não apenas interrompem o fluxo, como também são respondidas posteriormente dentro de uma conferência apropriadamente programada. Portanto, como regra, as perguntas devem esperar até que a conferência esteja terminada.
Evite desperdício de tempo com múltiplos "daqui a pouco falaremos sobre..." e tente não adiar mensagens. Mencionar um assunto de passagem apenas para dizer "falaremos sobre isto daqui a pouco" desvia a atenção da platéia. É ainda pior se a promessa não é cumprida.
É imperativo que toda conferência deve ser armada de maneira que termine no tempo correto ou um pouco antes. Ultrapassar seu limite de tempo reflete arrogância e falta de educação, especialmente se virão outros conferencistas em seguida. O conferencista está afirmando que o que ele tem a dizer é tão importante que a platéia deve ficar sentada o tempo todo da conferência, independente de outros compromissos. -- Ou que se dane a organização toda do congresso. O conferencista deve perceber que uma aula de 60 min, significam na realidade 55 ou 50 min úteis. Deve ser levado em conta o tempo necessário para ajuste de microfone, apagar as luzes de temo no fim da aula para permitir perguntas e repostas ou para esclarecer alguma conclusão importante. Uma opção possível para ajudar a terminar a aula dentro do tempo previsto é ter vários fins alternativos para a apresentação. Após carregar o carrossel com os slides essenciais, alguns exemplos descartáveis podem ser colocados no fim para discussão se o tempo permitir.