Correio eletrônico: Evolução, e componentes básicos



Correio eletrônico (popularmente conhecido por e-mail - "Eletronic Mail") é a maneira pela qual é possível enviar e receber informações eletronicamente através da Internet.

O desejo de se comunicar é, sem dúvida, a essência das redes. As pessoas sempre procuraram se corresponder da maneira mais rápida, barata e fácil possível. O correio eletrônico, ou e-mail, das redes de computadores é a aplicação que mais ilustra esta procura, pois reúne estes três atributos. Além disso, não é necessário preocupar-se como a mensagem será entregue ao destinatário, da mesma forma que não precisamos conhecer como o sistema telefônico funciona a fim de utilizá-lo. Diante destes fatos, podemos concluir que o correio eletrônico é o principal, mais popular e mais usado serviço de rede.

O correio eletrônico possui várias vantagens sobre outros meios de comunicação:


O sistema de correio eletrônico da Internet foi definido em 1981 no RFC821 que descreve os formatos das mensagens trocadas entre servidors de email e o princípio de funcionamento de um serviços de correio eletrônico distribuído.

Para que as mensagens sejam encaminhadas, desde a estação de trabalho do usuário emissor até a estação de trabalho do usuário destinatário, servidores de correio eletrônico cooperam encaminhando a mensagem até seu destino.

O modêlo básico de funcionamento deste sistema, tal como foi definido no RFC821 é o seguinte:

O usuário interage com o serviço através de um interface (programa que permite comandar a criação, edição e envio da mensagem). Este programa entrega a mensagem para um servidor emissor. Este servidor estabelece uma conexão TCP/IP com a máquina destino e depois de trocar com ela alguns comandos (para se apresentar e verificar se o username destinatário existe naquela máquina), encaminha a mensagem. O servidor receptor armazena a mensagem num arquivo onde ela fica aguardando que o usuário destinatário a recolha.

Se tanto o usuário emissor quanto o usuário receptos tem conta (username) no mesmo sistema, a mensagem não precisa ser enviada para outro servidor.

Um endereço destinatário pode na verdade indicar uma lista de distribuição. Em tais casos, a mensagem é enviada para a máquina one a lista está registrada e quem a recebe e processa é um programa especial encarregado de administrar as listas. Este programa verifica os endereços registrados em casa lista e replica a mensagem para cada um deles. Dependendo de parâmetros de configuração do servidor de listas, a mensagem encaminhada recebe cabeçalhos adicionais que irão indicar ao receptor se quando ele quiser responder à mensagem, a resposta irá para a lista toda ou apenas para a pessoa que originalmente postou a mensagem. Observe sempre o cabeçalho da mensagem para não se enganar e mandar para uma lista alguma mensagem que pretendi enviar apenas para uma pessoa.

Detalhes sobre o cabeçalho das mensagens serão apresentados na sessão seguinte deste tutorial.