Técnicas para apoiar
A discussão é, por sua própria natureza, imprevisível.
Liderança em discussões:
- Abordagem padronizada não leva em conta diferentes backgrounds, personalidades e estilos de aprendizagem
- Diversificar abordagens
- Reservatório de questões e pautas para personalizar a discussão
- Receber bem o inesperado
- Atentar para a dimensão emocional. As discussões podem
derivar em batalhas altamente competitivas ou emocionais ou
tornarem-se um forum para discussões muito pessoais. Moderadores
devem estar preparados para lidar com situações tensas.
- Ser autêntico no grupo. Não pretender assumir uma personalidade que não tem.
Organização
- Estimular participação quando esta carente. Pedir,
por exemplo, comentários diretos e respostas aos
itens sendo discutidos
- Requerer participação regular (determinar frequência
mínima de participação semanal, testes etc...)
- Respostas ativas (o estudante deve enviar uma resposta antes de
poder ver as respostas dos demais)
- Afastar conteúdo mal colocado (imediatamente remova uma constribuição postada
em contexto errado, que pertença a outra discussão, por exemplo)
- Cuidar os desvios (orientar para que enviem digressões inapropiadas para
outra conferência ou guiar os estudantes de volta ao tópico
original.
- Variar a participação (pedir aos mais participativos para aguardarem
algumas respostas antes de se manifestar e pedir aos menos participativos
para se manifestarem)
- Ocasionalmente passar a condução da discussão para um
estudante (moderadores assistentes)
- Dar um fim decisivo a cada discussão (podem distrair os
estudantes de outros tópicos aos quais deverão se dedicar
posteriormente)
- Convidar especialistas (estudantes devem formular questões)
- Ser paciente: (estar preparado para esperar varios dias pelas
contribuições e não preencher os silêncios com contribuições do moderador
- Não sobrecarregar:
- Colocar um comentário longo por dia.
- Se os estudantes tem muito a oferecer, o moderador deve
contribuir menos
- Ler o relatório de status a cada dia. Não deixar nenhum participante ficar muito para trás
- Não apresentar aula. Enviar comentários abertos, exemplos e correlacionamentos. Uma
elaborada e lógicamente coerente sequência de comentários
leva ao silêncio.
- Estimular frequentemente. Usar mensagens pessoais para para pressionar
participantes a tomarem parte na discussão, iniciar debates e solicitar sugestões
- Usar manifestações simples. Manter o seu nível de participação baixo.
- Ser claro. Iniciar com um comentário aberto que descreva
sucintamente o tópico da conferência e as expectativas iniciais
do moderador e continuar a exclarecer os tópicos e expectativas
à medida em que a conferência porssegue
- Estabelecer a interação entre os estudantes
- Sincronizar e ressincronizar a discissão
- Lei da proporcionalidade (professor contribui com 1/4 a 1/2 do material on-line)
Social
- Reforçar bons comportamentos na discussão. Agradecer aos estudantes que
respondem eficazmente.
- Solicitar mudança em comportamentos aoáticos. Indique, por exemplo,
que os estudantes devem ser mais responsivos aos comentários uns dos
outros
- Levar a discussão leve, sem uma agenda muito elaborada. Deixar a
conversação fluir, apenas guiando o assunto.
- Ser responsivo. Responder prontamente às contribuições,
mediante mensagem pessoal ou referindo a contribuição
- Solicitar metacomentários. Convidar os participantes a dizerem
como se sentem sobre o curso via rede
Intelectual
- Resumir a discussão (se a discussão é longa,
resumir com certa frequência)
- Escrever comentários de ponderação resumindo o estado
da conferência a cada semana ou duas para focalizar a discussão
- Responder às contribuições dos estudantes mesmo que
agrupadamente. Fazer referência aos estudantes pelo nome
- Tornar o material relevante (desenvolvendo questões relativas às
experiências dos estudantes e eventos correntes)
- Apresente opiniões conflitantes (instrutores com diferentes backgrounds,
debates, críticas de colegas)
- Solicitar respostas (pedir a um estudante que se manifeste
sobre algo que lhe seja familiar)
- Simular um agente provicador (usando um codinome o instrutor
pode questionar ou debater suas próprias contribuições para aquecer a
discussão ou para dar exemplo aos estudantes.
- Ser objetivo. Não generalizar sobre uma conferência sem considerar
as contribuições com respeito a conteúdo, autor e época
- Espectativas razoáveis (um ou dois pontos importantes em 1 mes de discussão)
- Não usar material off-line.