Papel do moderador e técnicas de apoio no uso educacional de conferências
Moderadores devem identificar seu estilo pedagógico preferido, com
base em sua orientação filosófica, seu papel como
moderador e sua técnica de apoio/facilitação.
Interpretação de estilo pedagógico
Principles of Adult Learning Scale (PALS) (Conti 1991)
-
Alto escore PALS indica um estilo mais centrado no aluno
-
Baixo escore indica um estilo centrado no professor
Fatores
Atitude do professor no que tange à:
-
atividades centradas no estudante
-
instrução personalizada
-
experiência
-
atendimento das necessidades do estudante
-
construção do clima
-
participação no processo de aprendizagem
-
flexibilidade para o desenvolvimento pessoal
Orientação filosófica na educação de
adultos
-
liberal
-
"behaviorist"
-
progressiva
-
humanística
-
radical
Educação à distância
-
autonomia e independência
-
industrialização
-
interação e comunicação
Teoria da liberdade cooperativa
Papel do moderador
Mason (1991) identifica 3 papeis:
-
Papel organizacional
-
estabelecer a agenda
-
objetivos da discussão
-
cronograma
-
regras de procedimento
-
normas para tomada de decisão
-
Liderança + orientação = conferência bem sucedida
-
Papel social
-
Criar um ambiente amistoso, sociável
-
Enviar mensagens de boas-vindas
-
Encorajar a participação
-
Prover feedback aos estudantes
-
Usar um tom pessoal, amigável
-
Papel intelectual
-
Facilitar a aprendizagem
-
Focalizar a discussão nos pontos cruciais
-
Formular perguntas
-
Testar respostas
-
Encorajar os estudantes a expandir e construir com base nos comentários
Brochet (1989) apresenta 6 papeis:
-
Estabelecer metas: traça os planos para a conferência e decide
se os planos devem ser alterados durante seu desenvolvimento
-
Discriminador: diferencia entre idéias úteis e não
úteis
-
Anfitrião: cria o senso de confiança e motiva contribuições
-
Cadenciador: remove barreiras na comunicação e promove a
cooperação
-
Explicador: cuida das mensagens não atendidas e levanta questões
que tenham permanecido sem resposta
-
Animador: avalia o humor da conferência e assegura que os participantes
não fiquem tensos
Regras adicionais
-
Conferencista
-
Tutor
-
Facilitador
-
Mediador
-
Mentor
-
Provocador
-
Observador
-
Participante
Papel |
Função organizacional |
Função social |
Função intelectual |
Determinador de metas |
alto |
|
|
Discriminador |
|
|
alto |
Anfitrião |
alto |
|
|
Cadenciador |
alto |
|
alto |
Explicador |
|
|
alto |
Animador |
|
alto |
|
Conferencista |
|
baixo |
alto |
Tutor |
alto |
|
alto |
Facilitador |
alto |
alto |
alto |
Mediador |
alto |
alto |
|
Mentor |
baixo |
|
alto |
Assistente |
|
|
|
Provocador |
|
|
alto |
Observador |
baixo |
baixo |
alto |
Participante |
baixo |
|
|
-
Brochet, M.G. (1989) Effective moderation of computer conferences: Notes
and suggestions. In M.G.Brochet (Ed.), Moderating conferences (pp.
6.01-6.08). Guelph, Ontario: University of Guelph.
-
Mason,R. (1991) Moderating educational computer conferencing. DEOSNEWS,
1(19) . (Archived as DEAOSNEWS 91-00011 0n LISTSERV@PSVUM
-
Conti, G.J. (1991) Identifying your teaching style. Malabar, Fl,
Krieger Publishing Company