Moderando interações pela rede
Considerações básicas
Na aula anterior abordamos com maior ênfase os aspectos da interação do
aluno com o material. Todavia, a interação entre os alunos e destes com
o professor também é muito importante nas atividades de teleducação.
- As ferramentas podem ser as mais variadas mas apenas o uso da ferramenta não
assegura a efetividade de seu uso
- Algumas vezes existe uma energia que encoraja a participação ativa, enquanto
outras vezes, a discussão ou não se prende ao foco desejado ou definha, entremeada
de contribuicoes não significativas ou não relevantes.
- Há necessidade de uma abordagem flexível para a moderação de discussões pela
rede para criar um ambiente propício à um intercâmbio positivo e frutífero.
Como conseguir criar este ambiente de aprendizagem interativa via rede, de
forma eficiente, agradável e frutífero?
Atividades
- Registrar sua participação
Esta aula deve preferencialmente ser realizada à partir de pontos remotos.
- Analisar o material disponibilizado
- Investigar outras referências sobre o assunto e indicá-las para os colegas
- Participar da discussão interativa usando o software The Palace
Horário da discussão: 10:30
- Continuar a discussão através da lista teleduc-l ao longo da semana
- Criar 1 questão de escolha simples (usando o sistema de questões)
sobre o tema desta aula. Indicar aqui o URL da questão criada.
Referências
© Liane Tarouco liane@penta.ufrgs.br
Maio 1998