Ping é um dos utilitários básicos para gerenciamento na Internet. Verifica se um host, uma rede ou uma interface estão funcionais. Seu mecanismo de funcionamento é baseado em mensagens ICMP ECHO REQUEST [ENG 93].
Verificar se um dado componente da rede esta ativo é uma das mais básicas atitudes de um gerente quando um problema ocorre. Portanto, o utilitário que permite no mínimo realizar esta tarefa é imprescindível.
Formato básico:
ping host [ timeout ] ping [ -s ] [ -lrRv ] host [ packetsize ] [ count ]
Atributos: -s : Envia um datagrama por segundo e escreve uma linha por resposta que recebe. Se nenhuma saída é produzida é porque não há resposta. É calculado o tempo de ida e volta do pacote e a estatística dos pacotes perdidos. O comando ping, com o atributo -s e direcionando-o para uma sub-rede ao invés de um host, permite verificar os componentes ativos naquela rede.
- l : Libera a rota original. Esta opção é usada para enviar pacotes a um determinado host e recebê-los de volta. Geralmente usada com a opção -R.
- r : Evita a tabela normal de roteamento e envia diretamente a um host naquela rede. - R : Registro da rota. Seta a opção de registro IP da rota que armazenará a rota do pacote dentro do cabeçalho IP. - v : Produção prolixa. Lista qualquer pacote ICMP. - packetsize : Especifica o tamanho do pacote a ser enviado.
- count : Determina o número de vezes que um pacote será enviado. O default é executar continuamente até sua interrupção, mas pode gerar muito tráfego. [KES 94]
- host : identifica o host a ser testado.
timeout n : se ping não obtiver resposta em `n' segundos, escreverá uma mensagem informando que nao teve resposta do host. O tempo default é de 20 segundos.