O sistema SAFO é um sistema especialista pois contém as funções básicas de um sistema especialista, quais sejam [PAS 91]:
6#6 auxiliar na resolução de problemas que somente poderiam ser resolvidos por pessoas especialistas na área, utilizando regras relativamente simples e permitir que o conhecimento armazenado seja facilmente visto;
6#6 incorporar conhecimento prático na forma de regras se-então;
6#6 apresentar flexibilidade para incorporar novos conhecimentos. Sua habilidade cresce em uma taxa diretamente proporcional ao crescimento da base de conhecimento (crescimento incremental).
Todavia, o sistema SAFO não é um sistema IA pois para assim ser classificado teria que ter a capacidade de aprendizagem autônoma, isto é, agregação de novas regras sem a interveniência humana. No caso do SAFO, o acréscimo da base de conhecimento é facilitado mas precisa ser executado pelo administrador da rede. A Figura 4.5 apresenta o uso do SAFO com acréscimo de novas informações na base de conhecimento.
A expansão do banco de conhecimento é uma etapa importantíssima pois representa a evolução do sistema. A continuidade de inclusão de regras de bom-senso ou os "macetes" profissionais do especialista que compõem o conhecimento heurístico do banco de conhecimento e que, normalmente determinam sua eficiência, deve ser possibilitada e incentivada. No capítulo 5, será descrito como pode ser feita a inclusão de novos utilitários e a edição ( adição/remoção) do acervo de causas e recomendações inerentes ( ferramenta SAFO Assist).