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Recursos Humanos no Gerenciamento

Nos últimos tempos, muito tem-se falado sobre as dificuldades encontradas pelos administradores para a manutenção das redes que se tornam, a cada dia, mais complexas e críticas para o funcionamento das empresas. As queixas mais comuns estão associadas com o tempo gasto para a localização de falhas na segurança, no cabeamento, causas para a queda de desempenho, tipo de hardware e versões de software instalados, entre outras. Até bem pouco tempo atrás, a técnica mais utilizada para diagnosticar um problema era a tentativa e erro, pois sem utilitários adequados era a única solução possível [WAL 95]. De alguns tempos para cá, no entanto, surgiram inúmeros utilitários com o objetivo de auscultar um ou outro aspecto da rede, auxiliando na gestão e controle de redes para torná-las mais eficientes e produtivas.

Para manter a rede operacional, os gerentes necessitam:

1.
Monitorar o sistema 4#4 A monitoração é um aspecto fundamental do gerenciamento de redes. É dividida em duas categorias: detecção de erro e monitoração básica ( observação).

2.
Detectar falhas e isolamento 4#4 Quando o sistema falha, o gerente deve tentar diagnosticar a causa o mais rápido possível para o sistema retornar ao funciamento normal.

3.
Testar a perfomance 4#4 o gerenciamento da performance tem duas atividades: monitoramento passivo do sistema, para detectar problemas e determinar seu perfil normal de operação, ou teste ativo de performance, com geração de tráfego artificial para avaliar a resposta dos recursos da rede.

4.
Configurar o sistema 4#4 gerenciar a configuração é setar, coletar e armazenar o estado e os parâmetros dos recursos da rede.

Para realizar a contento essas atividades, os gerentes encontram várias dificuldades, entre elas:

No gerenciamento da computação distribuída, a solução antiga de diversos produtos distintos por função e plataforma, tornou-se muito difícil de administrar. Principalmente em caso de problemas, dado o possível jogo de empurra dos fornecedores e o trabalho de integração que fica por conta do usuário [CAM 95].

Com o propósito de reduzir as dificuldades encontradas pelos administradores e auxiliar nas tarefas de gerenciamento surgiu a motivação para o desenvolvimento do protótipo do SAFO ( Sistema Agregador de Ferramentas de Operação de rede), que objetiva:


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Gabriel Silva Bornia
1999-10-07