O fluxo de atividades num ambiente típico de Controle Operacional da Rede é ilustrado na Figura 2.1.
Neste fluxo, somente as tarefas mais importantes são apresentadas. O tempo decorrido entre a determinação e a solução de um problema encontrado varia entre imediato ( tempo real) até aproximadamente um dia. Todos os esforços devem ser direcionados para a resolução do problema visando restabelecer novamente o pleno funcionamento da rede.
Para atingir e manter os objetivos do nível de serviço é necessário monitorar a rede para verificar o seu funcionamento. A base de dados é suprida com os dados decorrentes da monitoração. De posse dessas informações, verifica-se se a situação atual reflete a situação planejada. Caso a resposta seja afirmativa, é estabelecido um padrão operacional. Caso contrário, parte-se para a etapa de determinação do problema, tentando detectar o mais rápido possível o que está impedindo o perfeito funcionamento da rede.
Após identificar a origem do problema, inicia-se imediatamente a implementação da solução, com o propósito de eliminar o mesmo. Com o retorno à normalidade, é atualizado o arquivo de experiências ( ou de recomendações) com informações do tipo: que erro ocorreu, o que originou e os procedimentos executados para saná-lo. O processo reinicia com o acompanhamento da rede novamente.