3.3 Geração de Células PM no segmento VP/VC

      Mesmo se um VPC/VCC já está sendo monitorado fim-a-fim, monitoramento do segmento VPC/VCC pode prover medidas mais precisas da parte de conexão do provedor da rede. Com o monitoramento do segmento VPC/VCC, problemas de performance fora do segmento não afetarão os resultados da monitoração do segmento.

     O procedimento para monitoramento de performance VPC/VCC é o mesmo do fim-a-fim descrito anteriormente, exceto que células OAM PM são inseridas e extraídas nos endpoints do segmento, em vez dos endpoints da conexão. Outra diferença é que células PM não são forçadas quando o tamanho do bloco é excedido em 50%, assim não há um tamanho máximo de bloco. Contudo, é desejável forçar um tamanho médio de bloco, porque aumenta a qualidade das medidas de performance que são armazenadas.

     Uma outra diferença entre monitoramento fim-a-fim e de segmento é que o fluxo de relatório de volta não é sempre requerido.
 
 





 
 
 

 Figura 3.2 – Monitoramento de performance bidirecional
 
 

Estrutura da carga da célula PM

Figura 3.3 – Formato de célula OAM de gerenciamento de performance


 













_ OAM Type O tipo OAM é Gerenciamento de Performance, codificado 0010

 _ Function Type Especifica se a célula é para ser usada no repasse de monitoramento (0000), relatório de volta (0001) ou monitoramento&relatório (0010).

 _ Monitoring Cell Sequence Number (MSN) Para células PM contendo informações de repasse de monitoramento, este campo contém o número de sequência. Células PM contendo informações de relatório de volta apenas não são incluídas nesta sequência. Este campo permite a detecção de uma célula OAM de gerenciamento de performance perdida ou inserida incorretamente com informações de repasse de monitoramento.

 _ Total User Cell (TUC) Number Indica o número total de células de usuário transmitidas imediatamente antes de uma célula de monitoramento ser inserida.

 _ Block Error Detection Code Contém o mesmo código de detecção de erro de paridade BIP-16 computado sobre os campos de informação do bloco de células dados de usuário transmitidos após a última célula de monitoramento.

 _ Time Stamp Campo opcional que pode ser usado para representar o tempo no qual a célula OAM foi inserida. Se este campo não for usado é setado para 1s.

 _ Unused Octetos neste campo são codificados como 6A hexadecimal (01101010)

 _ Block Error Result Campo que transporta o número de bits errados no código BIP-16 de uma célula de monitoramento recebida. O campo é usado para relatório de volta.

 _ Lost/Misinserted Cells Este campo transporta a soma de células perdidas ou inseridas incorretamente computada sobre o bloco recebido. O valor é calculado como o número de células recebidas menos o número de células esperadas. Este campo é usado para relatório de volta.
 

Quando campos não são usados, são tratados como unused, e codificados de acordo.
 

Parâmetros de Monitoramento de Performance no VP/VC

  Não existem acordos padrões sobre parâmetros específicos para monitoramento de performance usando células OAM. Contudo, existem acordos internacional sobre os princípios fundamentais de performance de transferencia de células da camada ATM, como definido em I.356 [4]. Espera-se que parâmetros de monitoramento de performance serão definidos para serem consistentes com esses acordos, numa base por VP e por VC [1] [2]:

  _ Blocos errado

_ Vários blocos errados

_ células de informação de usuários perdidas

_ células de informação de usuário inseridas de forma errada

_ Ocorrências excessivas de atraso de transferencia de células
 

      O Resultado de Erro de Bloco pode ser usado para distinguir entre blocos errados e vários blocos errados. O código de erro BIP-16 foi escolhido para monitoramento de performance, porque ao usar este tipo de código de detecção de erro, ‘e:

                    _ improvável que um nível moderado de erros de background resultarão em mais de quatro colunas BIP erradas.

_ provável que um evento de erros de burst afetarão mais de 4 colunas de BIP.       Assim, o numero de colunas BIP erradas pode ser usado para distinguir entre blocos errados e vários blocos errados. Os parâmetros de monitoramento de performance são:

 _ Blocos Errados

_ Vários Blocos Errados

_ Células de Informações de Usuário Perdidas

_ Células de Informações de Usuário Inseridas Erroneamente

_ Ocorrências Excessivas de Atraso de Transferencia de célula
 

Procedimentos de Ativação/Desativação de Monitoramento

      A ativação/desativação de monitoramento de performance é uma função de gerenciamento de sistema, iniciado pelo sistema de gerenciamento apropriado ou pelo usuário final. Células de ativação/desativação são usadas na rede para prover handshaking entre os dois fins da entidade monitorada. O procedimento de handshaking de ativação/desativação de monitoramento de performance serve os seguintes propósitos:

_ Para coordenar e sincronizar o inicio e o fim da transmissão e recepção de células OAM PM.

_ Para estabelecer acordo, baseado no pedido de ativação/desativação de gerenciamento de sistema, no tamanho do bloco e as direções de transmissão para iniciar ou parar monitoramento.

O formato de células de ativação/desativação é mostrado na figura 3.4.
 


Figura 3.4 – Formato de célula OAM de ativação/desativação





Os procedimentos para ativação de monitoramento de performance (PM) são os seguintes:

  1. Request for PM Activation
  2. Send Activate Message
  3. Send Activation Confirmed Message ou Activation Request Denied Message
  4. Begining of PM at Endpoint B
  5. Begining of PM at Endpoint A
 
O procedimento handshaking de desativação de monitoramento de performance
  1. Request for PM Deactivation
  2. Send Dectivate Message
  3. Send Deactivation Confirmed Message ou Deactivation Request Denied Message
  4. Deactivation of PM at Endpoint B
  5. Deactivation of PM at Endpoint A



 Voltar    |  Início    |  Avançar