Determinação de problemas
Por problema se compreende um incidente ou evento que causa um mal funcionamento
do sistema. Os objetivos principais são minimizar os efeitos dos problemas e reduzir o tempo
até a restauração do estado normal. A determinação de problema compreende quatro passos:
Detecção do problema;
Determinação do problema;
Diagnóstico do problema;
Resolução do problema.
Existem três níveis de complexidade de problemas:
Primeiro nível:
Aqueles problemas simples que são resolvíveis facilmente através de uma simples consulta à base de dados do "Trouble Ticketing System"com o auxílio de alguma ferramenta não
tão sofisticada. Aproximadamente 85% dos problemas podem ser resolvidos desta forma, segundo
[TER 97]. O diagnóstico destes problemas é desprezível.
Segundo nível:
Somente tratáveis por operadores da rede. Aproximadamente 10% dos problemas
são deste nível. O diagnóstico é considerável.
Terceiro nível:
Tratáveis por especialistas em comunicação(software e hardware). Estes problemas
são geralmente de natureza crítica e complexa e podem requerer envolvimento de especialistas da
empresa fornecedora do software e/ou hardware envolvidos. O diagnóstico requer recursos humanos
consideráveis e instrumentação apropriada.
A detecção do problema ocorre:
Quando os limiares são excedidos, mensagens são geradas e enviadas ao console de rede apropriado
alertando o operador acerca do problema, geralmente com uma identificação do tipo e localização do
problema;
Através de mensagens enviadas por clientes;
Determinação do Problema:
A determinação do problema significa poder responder exatamente a seguinte questão: "O que está
errado e onde está o problema na rede? " A determinação do problema pode ser facilitada
significativamente através da exibição de informações tais como: se o problema é funcional, de
serviço, de processamento, "link", etc.
Diagnóstico do Problema:
Para diagnosticar o problema, utiliza-se informações tais como: "arquivos de experiências anteriores",
"arquivos com recomendações do fornecedor do produto(hardware/software)", "arquivos de inventário",
etc. Para o diagnóstico do problema se recomenda a utilização de um sistema especialista, tendo como
base de dados os arquivos citados acima e outros dados fornecidos pelo operador.
Resolução do Problema:
A parte final da determinação do problema é a delegação da resolução do problema para a manutenção
técnica(incluindo serviços dos fornecedores) ou para a análise da performance da rede.