Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Universidade Federal do Pará

Mestrado Interinstitucional em Ciências da Computação

Tutorial - Especificação ITU H.323 - Gateways


Anterior Índice Próximo

Home

4.2. Gateways

O Gateway é um elemento opcional em uma conferência H.323. Gateways provêem muitos serviços, onde o mais comum provê uma função de tradução entre os terminais de conferência H.323 e outros tipos terminais. Esta função inclui tradução entre transmissão formata e entre procedimentos de comunicações. Além disso, o Gateway também traduz entre codecs de áudio e vídeo e executa configuração de chamada. A Figura 3 mostra um Gateway H.323/PSTN. 

Figura 3

 Em geral, o propósito do Gateway é refletir as características de uma estação de rede para um estação SCN e vice-versa. É provável que as aplicações primárias de Gateways sejam:

·        Estabelecer vínculos com terminais de PSTN analógicos.  

·        Estabelecer vínculos com terminais remotos H.320, através de redes baseadas em ISDN.  

·        Estabelecer vínculos com terminais remotos H.323, através de redes baseadas em PSDN.

Gateways não são requeridos se não são necessárias conexões para outras redes, isto é, desde que as estações possam se comunicar diretamente com outras estações. Terminais se comunicam com Gateways que usam os protocolos H.245 e Q.931.

Com o transcoder apropriado, Gateways H.323 podem dar suporte a terminais que obedeçam as especificações H.310, H.321, H.322, e V.70.

Muitas funções de Gateway pertencem ao projetista. Por exemplo, o número atual de terminais H.323 que podem se comunicar pelo Gateway não está sujeito a padronização. Semelhantemente, o número de conexões de SCN, o número suportado de conferências independentes simultâneas, a função de conversão de áudio/vídeo/dados e inclusão de funções de multipontos pertencem ao fabricante. Incorporando tecnologia de Gateway na especificação H.323, o ITU posicionou o H.323 como a cola que une o mundo de estações de conferência baseado no padrão.

Anterior Índice Próximo

Home


Cássio D. B. Pinheiro

Dezembro 2000