9. Protocolos T.120 de aplicação

São protocolos projetados para prover funcionalidades requeridas para as aplicações do usuário, de forma a assegurar um nível de garantia de trabalho interativo sobre uma grande extensão de terminais com diferentes capacidades. São detalhados nas seguintes recomendações [3]:

Recomendação T.121 - Modelo de Aplicação Genérico: a funcionalidade deste protocolo é considerada genérica e comum para todos os protocolos de aplicação. Seus serviços incluem inscrever a aplicação no Controle de Conferência Genérico (GCC) e anexar ao domínio do Serviço de Comunicação Multiponto (MCS). Também gerencia canais, sinais e possibilidades da aplicação. Em uma escala mais ampla, esse modelo responde às indicações GCC e podem invocar aplicações pares em outros nós da conferência [2].

Recomendação T.126 - Protocolo para tratamento e anotação de imagem não animada: define apresentação e anotação de imagem não animada, transmitida entre duas ou mais aplicações. Refere-se, frequentemente, a conferência documental ou ao compartilhamento de quadro branco. Um grande benefício é o compartilhamento de informação visual entre aplicações rodando em diferentes plataformas, como por exemplo, uma aplicação para Windows e outra para PowerMac [2].

Recomendação T.127 - Protocolo de transferência de arquivo binário multiponto: especifica um meio para que as aplicações possam transmitir arquivos entre pontos múltiplos em uma conferência, paara todos os participantes ou para um subconjunto específico. Podem ocorrer múltiplas operações de transferência de arquivos, simultaneamente, em qualquer conferência, sendo que os desenvolvedores podem especificar níveis de prioridade na entrega dos arquivos. Também provê opções para compressão de arquivos antes da entrega de dados [2].    

 

wpe44.jpg (946 bytes)

wpe45.jpg (903 bytes) wpe46.jpg (909 bytes) wpe47.jpg (953 bytes)