5. Comunicação Multimídia Multiponto

Os serviços tradicionais de telefonia foram projetados para a operação ponto-a-ponto, porém houve a necessidade de juntar mais do que duas locações, diante do surgimento de atividades em grupo, como reuniões, conferências e outras, envolvendo participantes distribuídos em diferentes pontos geográficos. O termo comunicação multiponto se refere a múltiplos terminais de interconexão, sendo que normalmente uma Unidade de Controle Multiponto (MCU), ou mais simplesmente uma ponte, é necessária para realizar essa função [3].

Uma conferência é uma junção eletrônica de um grupo de nós dispersos geograficamente e que são capazes de trocar informações audiográficas e audiovisuais através de redes de comunicações variadas. Os participantes podem ter acesso a vários tipos de mídia tais como: somente áudio (telefone), áudio e dados, áudio e vídeo ou áudio, vídeo e dados [3].

A série de Recomendações T.120 define o componente usado para prover serviços de comunicação de dados e de gerenciamento de mídias diversas. Seus protocolos fornecem a infra-estrutura requerida para esses serviços [3].

Abaixo, a Figura 1 mostra uma comunicação ponto-a-ponto, uma degeneração de conexão multiponto [3].     

t120figura1.jpg (3157 bytes)
Figura 1 - Conexão ponto-a-ponto.

A Figura 2 mostra uma conferência a quatro, com terminais multiporta agindo como pontes de dados [3].

t120figura2.jpg (12679 bytes)
Figura 2 - Conexão com terminais agindo como pontes de dados.

A Figura 3 mostra três MCUs conectadas, servindo de ponte para um grupo de terminais. MCUs são nós que normalmente não suportam a funcionalidade de terminal [3].

t120figura3.jpg (24463 bytes)
Figura 3 - Topologia multiponto.

A Figura 4 mostra um exemplo da topologia de uma conferência em uma rede mista [3].

t120figura4.jpg (49667 bytes)
Figura 4 - Topologia de uma conferência em uma rede mista.

 

wpe44.jpg (946 bytes)

wpe45.jpg (903 bytes) wpe46.jpg (909 bytes) wpe47.jpg (953 bytes)