Centro Arqueológico de São Miguel Arcanjo

Centro Arqueológico de São Miguel Arcanjo
Declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO em 1983. As obras de sua igreja começaram em 1735 e levaram 10 anos para serem concluídas.

Esta foi construída em pedra arenito, em três etapas: a nave, a torre e o pórtico. 

Registros da época descrevem a decoração do seu interior com altares em talha dourada e inúmeras esculturas feitas pelos índios em madeira, muitas atualmente no Museu das Missões.

O responsável pela obra foi o padre jesuíta italiano Gean Battista Primoli. A influência da arquitetura barroca está presente na sua construção.

Igreja de São Miguel do Arcanjo, na sua forma original. 

A Redução de São Miguel do Arcanjo (atual São Miguel das Missões) foi fundada em 1632, logo depois foi abandonada em virtude dos constantes ataques dos bandeirantes paulistas. Persistindo, houve retorno dos guaranis e jesuítas em 1687, vindo a iniciar a construção do novo povoado em sua localização definitiva.


Espetáculo de som e luz Missões espetáculo som e luz
 
No centro arqueológico, todas as noites acontece um dos mais bem produzidos espetáculos de som e luz ao ar livre do mundo.

Conta a saga dos Jesuítas e índios guaranis de uma forma poética e cativante.

Antes do espetáculo, toca-se música erudita, que prepara o ambiente para apresentação.
 
Museu das Missões
 
Obra do arquiteto Lúcio Costa, foi criado em 1940, inspirado nas casas missionárias.

Está localizado dentro do centro arqueológico de São Miguel Arcanjo e demarca os limites da antiga praça, que era o elemento central da redução.

Possui no seu acervo cerca de 100 imagens de santos em madeira policromada confeccionados pelos índios e jesuítas que habitavam a redução. É a maior coleção pública missionária, com peças que possuem desde alguns centímetros até imagens com mais de 2 metros de altura.
 
Catedral Angelopolitana (Santo Ângelo)
 
Construída no mesmo local da antiga Igreja da Redução de Santo Ângelo Custódio, é uma réplica aproximada da Igreja do antigo povo de São Miguel Arcanjo.

Construída em pedra grés e tijolos, com pórtico encimado por sete imagens em pedra representando os padroeiros dos Sete Povos das Missões, tem o interior composto por três naves separadas por arcadas e abóbadas.

Guarda uma imagem em madeira do Cristo Morto, esculpida por um artista guarani na redução de Santo Ângelo Custódio a partir de 1720.

Em Outubro de 1991, foi iniciada a pintura da Saga Missionária, obra do artista santoangelense Tadeu Martins, painel que retrata a conversão dos indígenas à fé católica.
 

retornar