2 Procedimentos para Controle de Comutação em Circuitos Fechados

Este capítulo fornece uma descrição resumida dos principais procedimentos e mensagens utilizadas para o estabelecimento e controle de conexões em circuitos fechados. Todas as mensagens nesta recomendação podem conter dois tipos de elementos de informação: funcional e/ou de estímulo.

Elementos de informação funcional são caracterizados por requererem um certo grau de processamento inteligente pelo terminal em sua geração e análise. Elementos de informação de estímulo, ao contrário, são gerados como resultado de simples eventos na interface usuário/terminal ou contém instruções básicas da rede para serem executadas pelo terminal.

Em geral, todas as mensagens enviadas pela rede ao usuário devem conter um elemento de informação de display cujo conteúdo deve ser mostrado no terminal; o conteúdo deste elemento de informação depende diretamente da rede.

2.1 Estabelecimento de Conexão

Antes destes procedimentos serem invocados é preciso estabelecer uma conexão entre o usuário e a rede. Todas as mensagens do nível 3 da interface ISDN serão enviadas ao nível 2 (Data Link) usando uma primitiva DL-DATA-REQUEST. Os serviços providos pelo nível 2 estão descritos nas recomendações Q.920 (I.440) e Q.921.

2.1.1 Pedido de Conexão

O usuário inicia o estabelecimento de uma conexão através da transferência de uma mensagem SETUP através da interface rede-usuário. Depois da transmissão da mensagem SETUP o usuário irá considerar a conexão como estando no estado "iniciada".

2.1.2 Seleção do Canal B

Na mensagem SETUP o usuário escolherá uma das seguintes alternativas para seleção do canal B:

a) O canal é indicado, não aceitando-se outra alternativa;

b) O canal é indicado, aceitando-se outra alternativa;

c) Qualquer canal é aceito.

Se nenhuma indicação é incluída na mensagem SETUP, a alternatica "c" é assumida. No caso das alternativas "a" e "b", se o canal indicado estiver disponível, a rede seleciona-o para a conexão.

No caso "b", se a rede não garante o canal escolhido, ele seleciona outro canal B disponível associado a um canal D. No caso "c" a rede seleciona qualquer canal B disponível.

O canal B selecionado é indicado na primeira mensagem retornada pela rede em resposta à mensagem SETUP (mensagem SETUP ACKNOWLEDGE ou CALL PROCEEDING). Depois de transmitir esta mensagem a rede ativará a conexão com o canal B.

No caso "a" se o canal escolhido não está disponível, e nos casos "b" e "c" se nenhum canal está disponível, uma mensagem RELEASE COMPLETE é enviada pela rede.

2.1.3 Overlap Sending

Depois do usuário receber a mensagem SETUP ACKNOWLEDGE ele entra no estado overlap sending. Nesta fase o usuário recebe o sinal de chamada da rede e deve enviar as informações do número a ser chamado para estabelecer a conexão. Se as informações para fazer a chamada não forem aceitas pela rede ela iniciará o processo de término da conexão. Caso contrário a rede envia uma mensagem estabelecendo a conexão.

2.1.4 Término da Conexão

Quando uma conexão é terminada uma mensagem DISCONECT é enviada pelo usuário ou pela rede. Na recomendação Q.931 três termos são utilizados para descrever a utilização ou não de um canal.