3 Procedimentos para Comunicação de Pacotes

De acordo com a recomendação X.31, o usuário pode acessar as facilidades da comutaçã de pacotes através de um dos seguintes caminhos:

  1. acesso por circuito fechado a serviços PSPDN: estabelecendo uma conexão ISDN para acessar a porta de uma rede pública, chamada Access Unit (AU) (Caso A);
  2. acesso a comunicação de pacotes através de um serviço virtual ISDN: estabelecendo uma conexão com o acesso modo-pacotes do Packet Handler (PH) do ISDN. São utilizados os canais B e D (Caso B).

3.1 Acesso por Circuito Fechado a Serviços PSPDN (Caso A)

A conexão através do canal B entre o usuário e a AU será controlada usando os procedimentos de sinalização do canal D. O canal B utilizado nesta conexão será selecionado como descrito em 2.1.2.

Com base nas informações de set-up da conexão (número de identificação da AU, seleção da rede, etc) a rede provê a conexão à AU apropriada. O elemento de informação de capacidade da portadora incluído na mensagem SETUP será codificado em:

3.2 Acesso ao Serviço Virtual ISDN (Caso B)

As conexões ao canal B são controladas usando os procedimentos de sinalização do canal D para o estabelecimento de conexões. O canal B a ser utilizado é selecionado como descrito em 2.1.2. Para uma conexão a um ISDN PH, o elemento de informação de capacidade da portadora incluído na mensagem de SETUP é codificado em:

O canal D provê uma conexão que permite ao terminal de usuário ISDN acessar uma função PH do ISDN pelo estabelecimento de uma conexão com o nível 2, para que a função possa então ser usada para suportar a comunicação de pacotes de acordo com o protocolo X.25 do nível 3.

O nível de pacotes X.25 usa o serviço de transferência de informações reconhecidas (I-frames) providas por LAPD (Recomendação Q.920). Consequentemente, os procedimentos Q.931 não são requeridos para prover o acesso ao canal D.

Um número de usuários do packet-mode podem operar simultaneamente sobre o canal D, cada um usando um nível 2 separado, identificado por um endereço apropriado (Recomendação Q.921) na transferência de frames entre o usuário e o PH.