TELEFONIA CELULAR E COMUNICAÇÃO DE DADOS

Características e Experiências

Marcelo Ladeira

Nos últimos 15 anos, tecnologias de comunicação móvel evoluiram de protótipos experimentais ao sucesso comercial e, em especial, a telefonia celular, cujo desenvolvimento foi motivado pela demanda crescente de telefones em carros.

Telefonia Celular é um sistema de telecomunicação que permite a conexão de assinantes (fixos ou móveis) através de um enlace de rádio, enquanto que na telefonia clássica os assinantes são conectados à central de comutação através da dispendiosa instalação de cabos compondo a rede telefônica.

As redes de telefonia celular existentes foram otimizadas para tráfego de voz, com taxa de transmissão de até 4,8 kbps, tipicamente. Redes digitais, destinadas ao transporte de dados e voz digitalizada, estão em desenvolvimento na Europa e EUA , podendo elevar a taxa típica de transmissão para 9,6 kbps.

Existem diversas infraestruturas de WWAN- Wireless Wide Area Network disponíveis para suportar comunicação de dados. Muitas delas foram desenvolvidas inicialmente para suportar comunicação de voz e depois foram adaptadas para suportar dados.

Nos EUA as redes ARDIS (Motorola/IBM) e MOBITEX (RAM Mobile Data/Bell South Industries) são as mais importantes. Ardis tem cobertura nacional, utiliza um único canal na banda de 800 MHz em 8000 áreas metropolitanas, em 4,8 kbps, sendo prevista uma atualização para 8,0 e 19,2 kbps. Mobitex oferece serviços nas bandas de 896-901 MHz e 935-940 MHz, mas não tem a mesma cobertura territorial que a Ardis. A sua taxa de transmissão nominal de dados é de 8.000 bps, sendo prevista expansão para 19,2 kbps. Os usuários são cobrados com base no número de pacotes e não no tempo de conexão, como é o caso da telefonia celular.

Na Europa existem duas WWAN principais: MOBITEX NETWORK (Ericsson) e DataTAC (Motorola). A taxa de transmissão é de 9,6 kbps. Embora Mobitex tenha emergido como um padrão europeu " de facto", não é possível uma comunicação entre diversos países devido as diferenças nacionais na alocação de freqüências do espectro.

Infraestruturas para transmissão sem fios apresentam diversas limitações em relação às infraestruturas convencionais. A taxa de erros em links de rádio tipicamente limita o desempenho a 10 kbps. Esses canais NÃO oferecem estabilidade da qualidade de transmissão, podendo a mesma variar em função de " sombras de rádio" causadas por obstruções tais como edifícios, acidentes geográficos, chuva, neblina, neve, etc. A taxa efetiva de transmissão pode cair a 1 kpbs.

Na telefonia celular, os problemas de transmissão de dados tipicamente ocorrem nas fronteiras das células e quando os sinais são comutados de uma célula para outra, quando a transmissão pode ser interrompida por cerca de 100 milisegundos (break-before-make switching). Os protocolos da camada de enlace dos modems foram adaptados especificamente para poderem lidar com a qualidade variável na transmissão de dados. O protocolo MNP 10 (Microcom Inc) dinamicamente varia o tamanho do " frame " e a taxa de transmissão do modem na ocorrência de baixa na qualidade do link de rádio.

Hoje o mercado de transmissão de dados sem fios é dominado por produtos que são inseridos diretamente em microcomputadores tipo PC de mesa de forma similar a outros periféricos tipo EISA ou adaptadores externos que utilizam as interfaces serial ou paralela. Os analistas prevêem que as WWAN no futuro utilizarão PC portáteis com adaptadores do tamanho de um cartão de crédito que usam ondas de rádio, conhecidos como PCMCIA-Personal Computer Memory Card International Association, os quais devem se tornar mais disponíveis e menos caros. Referencias Bibliograficas


Outros trabalhos do grupo...