Logica da Crianca e do Adolescente

O PENSAMENTO FORMAL DO PONTO DE VISTA DO EQUILIBRIO




Bibliografia:

PIAGET, J. e INHELDER, B. Da Lógica da Criança a Lógica do Adolescente. São Paulo: Ed. Pioneira, 1976. 260p. (Capítulo I)



O pensamento pré-operatório (pré-lógica)
Características:

O pensamento Operatório Concreto
Características:

O Pensamento Formal
Características:

O Real e o Possível no Pensamento Formal

Para conceber o possível, o pensamento formal, é obrigado a dispor de uma grande amplitude de operações virtuais, que ultrapassam o domínio das operações momentaneamente utilizadas de fato (Real).
Tais operações virtuais constituem uma condição necessária de equilibrio, isso por duas razões:
  1. por corresponderem a transformações virtuais;
  2. por constituirem um sistema rigorosamente reversível do ponto de vista lógico.

O Problema das Estruturas

O sistema está em equilibrio quando as operações de que o sujeito é capaz, constituem uma estrutura tal que essas operações sejam suscetívies de ser realizadas nos dois sentidos (seja por inversão estrita ou negação, seja por reciprocidade ). Portanto, é porque o conjunto das operações possíveis constitui um sistema de transformações virtuais que se compensam - na medida em que obedecem às leis da reversibilidade- que o sistema está em equilíbrio.

Assim, a reversibilidade operatória e o equilíbrio do sistema são uma única e a mesma coisa.