Convido Fa a brincar e ela concorda. Omaterial é colocado no chão.
E: Vamos pegar os parecidos?
Fabiana pegou primeiro os dois círculos vermelhos, os dois círculos
rosa e dois triângulos rosas empilhando-os.
Depois fez 3 montes um com dois triângulos vermelhos, outro 2 triângulos
brancos e outro com 2 triângulos rosa.
Pegou um círculos e uma triângulo. E dobrou.
E: Por que estas dobrando?
Fa: To fazendo um boneco com cabeça e telhado.
Em seguida pegou dois triângulos e um círculo, colocando em várias posições.
E: E agora o que estas fazendo?
Fa: To fazendo uma casinha.
E: vamos voltar a juntar os que se parecem?
Fa: Tá.
E: Posso juntar dois quadrados (um amarelo e um verde)?
Fa: Pode.
E: Porquê?
Não respondeu.
Fa: vamos achar o par?
E: Vamos. Qual o par do quadrado laranja?
Fa: Este (me mostrando outro quadrado laranja do mesmo tamanho).
E: Pode este (triângulo rosa) ser par deste (círculo rosa)?
Fa: Não
E: Vamos fazer uma fila dos parecidos?
Fa: Fez assim:
Pegamos então 3 caixas para guardar o material. Fa os colocou da seguinte
forma:
Num primeiro momento Fa agrupa os elementos combinando o critério cor e forma, em pilhas, formando objetos complexos. Ela faz simetrias funcionais expressando um comportamento que é biológico da estrutura cognitiva. Faz também subcoleções, primeiro ela diferencia as partes para depois coordená-las e integrá-las, mas isto é feito pela percepção visual.
Posteriormente faz agrupamentos dando a eles um significado, realizando assim objetos complexos.
NOTA: A Examinadora conduziu a fila, dando a ordem: Vamos fazer uma fila dos parecidos.
Por fim Fa agrupa novamente,os materiais utilizando o critério cor (colocando as mesmas cores em uma caixa) fazendo também subcoleções quanto a forma, pois dentro de cada caixa separa as figuras em pilhas de acordo com a forma.
Fa apresenta características típicas de coleção figural. Coordena as cores demostrando abstração reflexionante na tentativa de regulação do problema.