E: Não, respondi. Esqueça as casas.
MI: Pegou um quadrado e ficou olhando para os objetos sobre a mesa.
E: Perguntei a ela se tinha algo parecido com aquele quadrado.
MI: Pegou um círculo de mesma cor. A partir daí, pegava quadrados e círculos
de mesma cor e juntava, não importando o tamanho. Mas sempre fazia duplas.
Quando terminou, tinham pilhas de cores iguais (não usou todas as figuras).
E: Peguei um das pilhas e perguntei: É parecido com alguma outra coisa?
MI: Pegou e juntou todos os elementos de mesma cor.
E: Depois, deixei ela brincar livremente.
MI: Fez um alinhamento de triângulos. Começou com
um pequeno verde, grande verde, grande rosa, pequeno laranja, pequeno laranja, pequeno azul,
pequeno azul. MI não usou todos os elementos.
MI: Ficou olhando e desmanchou tudo. Quando fez isso, 2 triângulos pequenos laranja ficaram bem
próximos, ela olhou para eles, olhou para mim e juntou os 2 formando um quadrado. Riu.
Pegou um triangulo grande de cor amarela e juntou com outro rosa de mesmo tamanho formando um quadrado.
E: Perguntei se era parecido com outro figura com o intuito de saber se acharia semelhante a um quadrado.
MI: Respondeu que não havia nada parecido com o que formara. Depois juntou todos os círculos
grandes e fez rodinha. Olhou para o chão e viu que tinha um pedacinho de papel amarelo com
formato parecido com triângulo. Pegou a nova figura e juntou com um triangulo azul, separou e juntou com
um triangulo grande de cor amarela.
E: Peguei o retângulo grande amarelo e perguntei se era parecido com alguma coisa.
MI: Ela pegou o quadrado, círculo e a triângulo. Todos grandes e amarelos. Olhou para
o chão, viu uma formiguinha e começou a matar. Depois pegou seu carrinho e começou a brincar.
Havia terminado a experiência.
E: Primeiro tentei brincar com um menino de 4 anos mas ele não entendia meus sinais e
não estava com vontade de largar seus brinquedos. Então, comecei a conversar com
Mi que me olhava bastante. Tentei ficar na sala de aula dela mas não estavamos conseguindo
pois havia muita dispersão. Fomos para a minha sala, a de computação. Eu, Mi e
seu carrinho e outra coleguinha. No caminho tentei ganhar um pouco de sua
confiança e estabelecer um meio de nos comunicarmos. Chegando na sala, mostrei o ambiente,
os computadores e passamos a brincar. Espalhei todas as figuras sobre a mesa e passei a
mostrá-las para a Mi. Ela olhou mas logo se desinteressou.
peguei os círculos e fazendo de rodinha, comecei a deslizá-los
sobre a mesa ao mesmo tempo que movimentava seu carrinho. Peguei um triângulo juntei com um
quadrado e fiz uma casinha. Ela sorriu e começou a mexer nas figuras. Peguei seu anel
e perguntei se havia algo parecido com ele.
MI: Juntou em pilha todos os círculos de cores e tamanhos diferentes E, após, começou a
montar casas: pegou um triângulo pequeno e juntou com um retângulo pequeno. Pegou um triângulo
grande e juntou com um quadrado grande e riu. Também podia fazer casas grandes. Assim, fez
juntando as figuras e cuidadando do tamanho. Por fim, sobrou um quadrado azul e faltava um teclado de
mesma cor. Trocou todas as figuras, agora respeitando o tamanho e as cores. Em determinado momento,
combinou um quadrado grande laranja com um triângulo pequeno laranja. Riu. Falou que não podia
e separou. Também, por falta de peças correspondentes, tentou combinar um triângulo (teto)
com um círculo (parede) de mesma cor. Riu e também falou que não podia.
E: Depois eu espalhei de novo todas as figuras e pedi que ela juntasse as parecidas.
MI: Casa? Ela perguntou.



ANÁLISE
Após, MI constroi objetos complexos (casas) mas continua na fase da coleção figural
MI fica testanto suas hipóteses com os objetos complexos (casas) trocando os critérios de tamanho e cor.
Depois, MI trabalha com quadrados e círculos de cores iguais e tamanhos diferentes empilhando-os dois a dois. Continua na fase de coleção figural na etapa intermediária entre alinhamento e objetos complexos.
MI confirma seu critério de cor quando une as pilhas (de 2 elementos) de cores iguais.
Após, MI faz pequenos alinhamentos parciais de triângulo variando critério de cor e tamanho. Não usa todos os objetos.
MI, depois, junta todos os círculos e faz rodinha com eles. Neste momento faz um objeto coletivo (objetos semelhantes) onde deu um significado para eles.
MI segue testando suas hipóteses.
Na experiência feita, MI não chegou a entrar na fase de coleção não-figural.