PROVA II




NOME: Milena (Mi)
IDADE: 3 anos e 7 meses
SEXO: Feminino
DATA: 11/abril/1996.
EXAMINADORA: (E)


HIPÓTESE DIAGNÓSTICA: portadora de hipoacusia neurosensorial profunda bilateral com reação ao som nas freqüências agudas. Sem causa esclarecida.Bom desenvolvimento nas demais áreas. Mãe casada. Avós maternos atentos e atuantes mas sem tirar a autoridade da mãe. (05/01/1995)

  • OBSERVAÇÕES:



    MATERIAL


    RELATO DA EXPERIÊNCIA


    E: Primeiro tentei brincar com um menino de 4 anos mas ele não entendia meus sinais e não estava com vontade de largar seus brinquedos. Então, comecei a conversar com Mi que me olhava bastante. Tentei ficar na sala de aula dela mas não estavamos conseguindo pois havia muita dispersão. Fomos para a minha sala, a de computação. Eu, Mi e seu carrinho e outra coleguinha. No caminho tentei ganhar um pouco de sua confiança e estabelecer um meio de nos comunicarmos. Chegando na sala, mostrei o ambiente, os computadores e passamos a brincar. Espalhei todas as figuras sobre a mesa e passei a mostrá-las para a Mi. Ela olhou mas logo se desinteressou. peguei os círculos e fazendo de rodinha, comecei a deslizá-los sobre a mesa ao mesmo tempo que movimentava seu carrinho. Peguei um triângulo juntei com um quadrado e fiz uma casinha. Ela sorriu e começou a mexer nas figuras. Peguei seu anel e perguntei se havia algo parecido com ele.


    MI: Juntou em pilha todos os círculos de cores e tamanhos diferentes E, após, começou a montar casas: pegou um triângulo pequeno e juntou com um retângulo pequeno. Pegou um triângulo grande e juntou com um quadrado grande e riu. Também podia fazer casas grandes. Assim, fez juntando as figuras e cuidadando do tamanho. Por fim, sobrou um quadrado azul e faltava um teclado de mesma cor. Trocou todas as figuras, agora respeitando o tamanho e as cores. Em determinado momento, combinou um quadrado grande laranja com um triângulo pequeno laranja. Riu. Falou que não podia e separou. Também, por falta de peças correspondentes, tentou combinar um triângulo (teto) com um círculo (parede) de mesma cor. Riu e também falou que não podia.



    E: Depois eu espalhei de novo todas as figuras e pedi que ela juntasse as parecidas.


    MI: Casa? Ela perguntou.

    E: Não, respondi. Esqueça as casas.

    MI: Pegou um quadrado e ficou olhando para os objetos sobre a mesa.

    E: Perguntei a ela se tinha algo parecido com aquele quadrado.

    MI: Pegou um círculo de mesma cor. A partir daí, pegava quadrados e círculos de mesma cor e juntava, não importando o tamanho. Mas sempre fazia duplas.


    Quando terminou, tinham pilhas de cores iguais (não usou todas as figuras).

    E: Peguei um das pilhas e perguntei: É parecido com alguma outra coisa?

    MI: Pegou e juntou todos os elementos de mesma cor.

    E: Depois, deixei ela brincar livremente.

    MI: Fez um alinhamento de triângulos. Começou com um pequeno verde, grande verde, grande rosa, pequeno laranja, pequeno laranja, pequeno azul, pequeno azul. MI não usou todos os elementos.


    MI: Ficou olhando e desmanchou tudo. Quando fez isso, 2 triângulos pequenos laranja ficaram bem próximos, ela olhou para eles, olhou para mim e juntou os 2 formando um quadrado. Riu. Pegou um triangulo grande de cor amarela e juntou com outro rosa de mesmo tamanho formando um quadrado.


    E: Perguntei se era parecido com outro figura com o intuito de saber se acharia semelhante a um quadrado.

    MI: Respondeu que não havia nada parecido com o que formara. Depois juntou todos os círculos grandes e fez rodinha.

    Olhou para o chão e viu que tinha um pedacinho de papel amarelo com formato parecido com triângulo. Pegou a nova figura e juntou com um triangulo azul, separou e juntou com um triangulo grande de cor amarela.

    E: Peguei o retângulo grande amarelo e perguntei se era parecido com alguma coisa.

    MI: Ela pegou o quadrado, círculo e a triângulo. Todos grandes e amarelos. Olhou para o chão, viu uma formiguinha e começou a matar. Depois pegou seu carrinho e começou a brincar.


    Havia terminado a experiência.

    ANÁLISE

    Primeiramente MI faz círculos de cores e tamanhos diferentes mas não trabalha com todos os objetos = coleção figural

    Após, MI constroi objetos complexos (casas) mas continua na fase da coleção figural

    MI fica testanto suas hipóteses com os objetos complexos (casas) trocando os critérios de tamanho e cor.

    Depois, MI trabalha com quadrados e círculos de cores iguais e tamanhos diferentes empilhando-os dois a dois. Continua na fase de coleção figural na etapa intermediária entre alinhamento e objetos complexos.

    MI confirma seu critério de cor quando une as pilhas (de 2 elementos) de cores iguais.

    Após, MI faz pequenos alinhamentos parciais de triângulo variando critério de cor e tamanho. Não usa todos os objetos.

    MI, depois, junta todos os círculos e faz rodinha com eles. Neste momento faz um objeto coletivo (objetos semelhantes) onde deu um significado para eles.

    MI segue testando suas hipóteses.

    Na experiência feita, MI não chegou a entrar na fase de coleção não-figural.