E: Não, respondi. Esqueça as casas.
MI: Pegou um quadrado e ficou olhando para os objetos sobre a mesa.
E: Perguntei a ela se tinha algo parecido com aquele quadrado.
MI: Pegou um círculo de mesma cor. A partir daí, pegava quadrados e círculos
de mesma cor e juntava, não importando o tamanho. Mas sempre fazia duplas.
Quando terminou, tinham pilhas de cores iguais (não usou todas as figuras).
E: Peguei um das pilhas e perguntei: É parecido com alguma outra coisa?
MI: Pegou e juntou todos os elementos de mesma cor.
E: Depois, deixei ela brincar livremente.
MI: Fez um alinhamento de triângulos. Começou com
um pequeno verde, grande verde, grande rosa, pequeno laranja, pequeno laranja, pequeno azul,
pequeno azul. MI não usou todos os elementos.
MI: Ficou olhando e desmanchou tudo. Quando fez isso, 2 triângulos pequenos laranja ficaram bem
próximos, ela olhou para eles, olhou para mim e juntou os 2 formando um quadrado. Riu.
Pegou um triangulo grande de cor amarela e juntou com outro rosa de mesmo tamanho formando um quadrado.
E: Perguntei se era parecido com outro figura com o intuito de saber se acharia semelhante a um quadrado.
MI: Respondeu que não havia nada parecido com o que formara. Depois juntou todos os círculos
grandes e fez rodinha. Olhou para o chão e viu que tinha um pedacinho de papel amarelo com
formato parecido com triângulo. Pegou a nova figura e juntou com um triangulo azul, separou e juntou com
um triangulo grande de cor amarela.
E: Peguei o retângulo grande amarelo e perguntei se era parecido com alguma coisa.
MI: Ela pegou o quadrado, círculo e a triângulo. Todos grandes e amarelos. Olhou para
o chão, viu uma formiguinha e começou a matar. Depois pegou seu carrinho e começou a brincar.
Havia terminado a experiência.
E: Primeiro tentei brincar com um menino de 4 anos mas ele não entendia meus sinais e
não estava com vontade de largar seus brinquedos. Então, comecei a conversar com
Mi que me olhava bastante. Tentei ficar na sala de aula dela mas não estavamos conseguindo
pois havia muita dispersão. Fomos para a minha sala, a de computação. Eu, Mi e
seu carrinho e outra coleguinha. No caminho tentei ganhar um pouco de sua
confiança e estabelecer um meio de nos comunicarmos. Chegando na sala, mostrei o ambiente,
os computadores e passamos a brincar. Espalhei todas as figuras sobre a mesa e passei a
mostrá-las para a Mi. Ela olhou mas logo se desinteressou.
peguei os círculos e fazendo de rodinha, comecei a deslizá-los
sobre a mesa ao mesmo tempo que movimentava seu carrinho. Peguei um triângulo juntei com um
quadrado e fiz uma casinha. Ela sorriu e começou a mexer nas figuras. Peguei seu anel
e perguntei se havia algo parecido com ele.
MI: Juntou em pilha todos os círculos de cores e tamanhos diferentes E, após, começou a
montar casas: pegou um triângulo pequeno e juntou com um retângulo pequeno. Pegou um triângulo
grande e juntou com um quadrado grande e riu. Também podia fazer casas grandes. Assim, fez
juntando as figuras e cuidadando do tamanho. Por fim, sobrou um quadrado azul e faltava um teclado de
mesma cor. Trocou todas as figuras, agora respeitando o tamanho e as cores. Em determinado momento,
combinou um quadrado grande laranja com um triângulo pequeno laranja. Riu. Falou que não podia
e separou. Também, por falta de peças correspondentes, tentou combinar um triângulo (teto)
com um círculo (parede) de mesma cor. Riu e também falou que não podia.
E: Depois eu espalhei de novo todas as figuras e pedi que ela juntasse as parecidas.
MI: Casa? Ela perguntou.ANÁLISE
Após, MI constroi objetos complexos (casas) mas continua na fase da coleção figural
MI fica testanto suas hipóteses com os objetos complexos (casas) trocando os critérios de tamanho e cor.
Depois, MI trabalha com quadrados e círculos de cores iguais e tamanhos diferentes empilhando-os dois a dois. Continua na fase de coleção figural na etapa intermediária entre alinhamento e objetos complexos.
MI confirma seu critério de cor quando une as pilhas (de 2 elementos) de cores iguais.
Após, MI faz pequenos alinhamentos parciais de triângulo variando critério de cor e tamanho. Não usa todos os objetos.
MI, depois, junta todos os círculos e faz rodinha com eles. Neste momento faz um objeto coletivo (objetos semelhantes) onde deu um significado para eles.
MI segue testando suas hipóteses.
Na experiência feita, MI não chegou a entrar na fase de coleção não-figural.