PROVA I


NOME: Leticia (Le)
IDADE: 2 anos e 8 meses
SEXO: feminino
DATA: 9/abril/96
EXAMINADORA: (E)

MATERIAL


Figuras Geométricas-
24 figuras: três figuras diferentes (quadrado, circulo e triângulo) de quatro cores diferentes (vermelho, amarelo, azul e verde).

RELATO DA EXPERIÊNCIA

Convido Le a brincar.
E: Escolhe uma figurinha.
Le Escolhe o circulo amarelo e a examinadora um circulo vermelho.
E: Reparta as figuras. Pega as tuas e me dá as minhas. Junta as iguais.
Le separa as vermelhas formando uma pilha para a examinadora, e com as amarelas faz a sua pilha. Após esgotar as figuras vermelhas e amarelas, Le coloca, na pilha da examinadora, um circulo azul em cima de um circulo vermelho seguido por um triângulo azul. Na sua pilha ela coloca em cima de um circulo amarelo, um triângulo e um quadrado verde.

E: Este (o circulo azul) é igual às outras? (figuras vermelhas)
Le: É.
Examinadora pergunta o mesmo sobre o triângulo azul.
Le: Nao!.
Examinadora insiste, reformulando a pergunta.
E: Que cor é este? (circulo azul)
Le: azul.
E: E os outros? (figuras vermelhas)
Le: vermelhos.
Le tira o circulo azul da mão da examinadora e coloca junto com as outras que ainda não separou (azuis e verdes).
Examinadora pergunta a mesma coisa sobre o triângulo e ela responde da mesma forma que antes.
Examinadora faz o mesmo procedimento com a pilha de figuras de Le, e ela se dá conta que há duas figuras verdes na pilha de figuras amarelas, retirando-as.

Finalmente Le separa todas as figuras vermelhas e amarelas, sem levar em consideração a forma.
E: Le, queres fazer uma pilha para a tua avó?
Le: Quero!
Le separa todas as figuras verdes sem dificuldade e as empilha.
Le: agora as outras para o vô. (e empilha as figuras azuis). Retira a última figura azul que tinha ficado misturada na pilha dos vermelhos.
Le: Vamos trocar agora?
Le dá as suas figuras para a examinadora e a examinadora as dela.

Examinadora seleciona um triângulo azul.
E: Me dá todas as recortadinhas assim (o triângulo).
Le dá todos os triângulos das diferentes cores sem dificuldade (não há ordem em termos de cor).
Le: Vou ficar com os "redondinhos", tá?
Separa todos os circulos sem nenhuma dificuldade. Põe todos os quadrados na pilha da vó e logo após mistura todas as figuras.
Le: Agora é para montar?.
E: Queres fazer isso?
Le, no entanto, parece esquecer essa intenção e começa a brincar colocando as figuras dentro e fora de uma sacola.

Alguns minutos depois, Le leva a sacola com as figuras para seu vô e o convida para brincar. Nesta situação, começa sozinha separando e empilhando todas as figuras de diferentes cores e formas. Isto é, circulos vermelhos, circulos amarelos, circulos verdes, circulos azuis, quadrados amarelos, quadrados verdes, quadrados vermelhos e quadrados azuis. Realiza isto com facilidade até chegar aos triângulos quando desiste, ou por desinteresse ou cansaço.


ANÁLISE

No primeiro momento Le faz uma exploração não exaustiva dos materiais formando objetos complexos, mas com mudança de critério (na vertical) , ou seja, agrupa os elementos por semelhança de cor mudando às vezes o critério cor para forma. Ela apresentou uma abstração pseudo-empírica, pois foi capaz de juntar os semelhantes pela mesma cor, num único atributo. Ela separa os objetos pela cor usando o critério de igualdade.

Num segundo momento, esgotou os objetos, característica de coleção não figural, utilizando um único critério (cor). Antes de classificar ela se orienta pela percepção visual mais do que na operação. Ela cria uma hipótese de que as coisas são parecidas pela cor e isto não é dado ao sujeito.

Num último momento faz um agrupamento dos elementos formando , ou seja, mais de uma dimensão usando elementos heterogêneos e coordenando cor e forma assim: circulos vermelhos, circulos amarelos, circulos verdes, circulos azuis, quadrados verdes, quadrados vermelhos, quadrados azuis, etc.

Le diferenciou cor e forma como propriedades dos objetos possibilitando que estabelecesse relações e novas coordenações. Aqui existiu uma multiplicação de atributos mas não podemos ainda afirmar se ela usaria a extensão para relacionar a parte com o todo. Le fez coordenações inferenciais coordenando cor e forma, realizando assim abstrações reflexionantes.