NOME: Leticia (Le)
IDADE: 2 anos e 8 meses
SEXO: feminino
DATA: 9/abril/96
EXAMINADORA: (E)
Examinadora seleciona um triângulo azul.
E: Me dá todas as recortadinhas assim (o triângulo).
Le dá todos os triângulos das diferentes cores sem dificuldade (não
há ordem em termos de cor).
Le: Vou ficar com os "redondinhos", tá?
Separa todos os circulos sem nenhuma dificuldade. Põe todos os quadrados
na pilha da vó e logo após mistura todas as figuras.
Le: Agora é para montar?.
E: Queres fazer isso?
Le, no entanto, parece esquecer essa intenção e começa a brincar colocando
as figuras dentro e fora de uma sacola.
Alguns minutos depois, Le leva a sacola com as figuras para seu vô e o convida para brincar. Nesta situação, começa sozinha separando e empilhando todas as figuras de diferentes cores e formas. Isto é, circulos vermelhos, circulos amarelos, circulos verdes, circulos azuis, quadrados amarelos, quadrados verdes, quadrados vermelhos e quadrados azuis. Realiza isto com facilidade até chegar aos triângulos quando desiste, ou por desinteresse ou cansaço.
No primeiro momento Le faz uma exploração não exaustiva dos materiais
formando objetos complexos, mas com mudança de critério (na vertical) , ou seja, agrupa os elementos por semelhança
de cor mudando às vezes o critério cor para forma. Ela apresentou uma abstração
pseudo-empírica, pois foi capaz de juntar os semelhantes pela mesma cor,
num único atributo. Ela separa os objetos pela cor usando o critério de
igualdade.
Num segundo momento, esgotou os objetos, característica de coleção não
figural, utilizando um único critério (cor). Antes de classificar ela se
orienta pela percepção visual mais do que na operação. Ela cria uma hipótese
de que as coisas são parecidas pela cor e isto não é dado ao sujeito.
Num último momento faz um agrupamento dos elementos formando
, ou seja, mais de uma dimensão usando elementos heterogêneos
e coordenando cor e forma assim: circulos vermelhos, circulos amarelos,
circulos verdes, circulos azuis, quadrados verdes, quadrados vermelhos,
quadrados azuis, etc. Le diferenciou cor e forma como propriedades dos objetos possibilitando
que estabelecesse relações e novas coordenações. Aqui existiu uma multiplicação
de atributos mas não podemos ainda afirmar se ela usaria a extensão para
relacionar a parte com o todo. Le fez coordenações inferenciais coordenando
cor e forma, realizando assim abstrações reflexionantes.
ANÁLISE