NOME:Gabriela (Ga)
IDADE:4 anos e 4 meses
SEXO: Feminino
DATA: 6/abril/96
EXAMINADORA: (E)
Convido Ga a brincar de loja (sua avó, tia e mãe trabalham no ramo do
comércio).
E: Porque colocaste aí? No final, fica a seguinte organização:
E: Porque juntaste estes (mostra um agrupamento)?.
Continuando a brincadeira da loja, a observadora chega como cliente da loja
de Ga. Escolhe um triângulo amarelo e pede a Ga que lhe venda todos os que
ela tiver assim (mostra figura). Ga entrega primeiro somente os amarelos.
Ga desde o inicio utiliza a coordenação de critérios pela
inclusão em classe,
ou seja, utiliza os elementos de compreensão e extensão coordenadamente para
cada agrupamento. Fica evidente quando afirma "são iguais, só que na
cortadinha não, são da mesma cor".
Figuras geométricas 48 figuras, de três formas diferentes (circulos, quadrados e circulos) de quatro cores diferentes (vermelho, amarelo, verde e azul).
Ga: Epa!
As figuras são retiradas de uma sacola e
colocadas desordenadamente em cima de uma cama.
E: organiza, junta os
que são parecidos, os que são iguais.
Ga: Para que quer que eu junte?
E: Para que nossa loja fique bem organizada. Para que quando os
clientes cheguem não achem tudo bagunçado.
Ga: Ah, é!.
Ga: Boto tudo da mesma cor?
E: Queres fazer assim?
Ga: Sim,
tudo da mesma cor.
Ga começa no entanto, pelo critério forma, juntando
os triângulos amarelos, depois os triângulos vermelhos, os verdes e
finalmente os azuis. Faz pilhas separadas e continua a separar os quadrados
verdes e coloca embaixo dos triângulos verdes. Faz o mesmo com os outros
quadrados (cada pilha de quadrados de uma cor em baixo da pilha dos
triângulos dessa mesma cor).
Ga: Porque sim.
Ga percebe que a
observadora escreve e se dirige a ela perguntando:
Ga: O que estas
fazendo?
Observadora: moedinhas para ir comprar na tua loja.
Ga: Ah, tá. (Continua a colocar os circulos amarelos embaixo dos
quadrados amarelos e assim sucessivamente com os das outras cores).
Ga: Porque são
iguais.
Examinadora pega um triângulo e põe em cima do circulo amarelo
e pergunta:
E: este é igual a este?.
Ga: São igual, só que na
cortadinha não. São da mesma cor!.
Observadora: Não tem outros assim (mostra os triângulos)?
Ga: Tem cortadinhos assim mas não da mesma cor.
Observadora: Então me dá.
Ga dá todos os triângulos das diversas cores.
Esta mesma situação se repete com as outras figuras.
ANÁLISE