PROVA V


NOME:Gabriela (Ga)
IDADE:4 anos e 4 meses
SEXO: Feminino
DATA: 6/abril/96
EXAMINADORA: (E)

MATERIAL

Figuras geométricas 48 figuras, de três formas diferentes (circulos, quadrados e circulos) de quatro cores diferentes (vermelho, amarelo, verde e azul).

RELATO DA EXPERIÊNCIA

Convido Ga a brincar de loja (sua avó, tia e mãe trabalham no ramo do comércio).
Ga: Epa!
As figuras são retiradas de uma sacola e colocadas desordenadamente em cima de uma cama.
E: organiza, junta os que são parecidos, os que são iguais.
Ga: Para que quer que eu junte?
E: Para que nossa loja fique bem organizada. Para que quando os clientes cheguem não achem tudo bagunçado.
Ga: Ah, é!.
Ga: Boto tudo da mesma cor?
E: Queres fazer assim?
Ga: Sim, tudo da mesma cor.
Ga começa no entanto, pelo critério forma, juntando os triângulos amarelos, depois os triângulos vermelhos, os verdes e finalmente os azuis. Faz pilhas separadas e continua a separar os quadrados verdes e coloca embaixo dos triângulos verdes. Faz o mesmo com os outros quadrados (cada pilha de quadrados de uma cor em baixo da pilha dos triângulos dessa mesma cor).

E: Porque colocaste aí?
Ga: Porque sim.
Ga percebe que a observadora escreve e se dirige a ela perguntando:
Ga: O que estas fazendo?
Observadora: moedinhas para ir comprar na tua loja.
Ga: Ah, tá. (Continua a colocar os circulos amarelos embaixo dos quadrados amarelos e assim sucessivamente com os das outras cores).

No final, fica a seguinte organização:



E: Porque juntaste estes (mostra um agrupamento)?.
Ga: Porque são iguais.
Examinadora pega um triângulo e põe em cima do circulo amarelo e pergunta:
E: este é igual a este?.
Ga: São igual, só que na cortadinha não. São da mesma cor!.

Continuando a brincadeira da loja, a observadora chega como cliente da loja de Ga. Escolhe um triângulo amarelo e pede a Ga que lhe venda todos os que ela tiver assim (mostra figura). Ga entrega primeiro somente os amarelos.
Observadora: Não tem outros assim (mostra os triângulos)?
Ga: Tem cortadinhos assim mas não da mesma cor.
Observadora: Então me dá.
Ga dá todos os triângulos das diversas cores. Esta mesma situação se repete com as outras figuras.


ANÁLISE

Ga desde o inicio utiliza a coordenação de critérios pela inclusão em classe, ou seja, utiliza os elementos de compreensão e extensão coordenadamente para cada agrupamento. Fica evidente quando afirma "são iguais, só que na cortadinha não, são da mesma cor".