PROVA VI


NOME: Gabriela (GA)
IDADE:4 anos e 4 meses
SEXO: Feminino
DATA: 6/abril/96
EXAMINADORA: (E)

MATERIAL

Objetos do dia-a-dia : - 4 leõezinhos, - bonequinhos em forma humana do mesmo tamanho; - tiaras de cores e larguras diferentes; - 3 pares de brincos de diferentes cores (perola, roxos e dourados); - 2 frascos de shampoo; - 2 escovas de dente (vermelha e verde); - 1 pasta de dente; - 1 fio dental tamanho familiar; - 2 copos plásticos brancos; - 3 pulseiras (perola e prateadas); - 3 colares (pedra verde, de cerâmica marrom, e de prata); - 4 frascos de cremes de diferentes tamanhos e formas (marca que a mãe de Ga usa); - colheres pequena, média e grande; - 3 garfos (2 de inox e 1 de plástico); - 5 porta copos (2 verdes, 1 amarelo, 1 marrom e 1 preto); - 2 batons.

RELATO DA EXPERIÊNCIA

- A situação sugerida a Ga é a mesma da brincadeira anterior (organização da mercadoria numa loja).
- Ga organizou o material da seguinte maneira:

- Todos os bonequinhos (leões e homenzinhos).
E: Pode colocar tudo junto?
Ga: Pode!
E: Por que?
Ga: Porque são brinquedos.
- Todas as tiaras com os 2 frascos de shampoos.
E: Por que colocaste junto?
Ga: Porque são para pôr no cabelo.
- Todas as cremes (tira uma mais comprida e diz que vai ser seu telefone sem fio).
- Os batons num dos copos plásticos, separados mas próximos às cremes.
E: Por que assim?
Ga: Ah, porque são as cremes de limpeza, as máscaras verdes e essas coisas da cara, né?
- Todos os colares com os brincos e pulseiras. Mas continua organizando os brincos por pares.
E: O que estas fazendo?
Ga: Ah, aqui vai tudo que é assim de pendurar (mostra as orelhas, pescoço e pulso).
Ga acha um bronche e pergunta:
Ga: O que é isto? .
E: É um broche (e mostra onde se usa).
Ga o separa.
E: Porque estas colocando sozinho?
Ga: Porque é de pendurar na roupa, não no corpo, no pescoço, orelhas, assim. ne? A seguir, Ga passa a separar o seu agrupamento de "pendurar no corpo". Todos os brincos separados, todas pulseiras separadas e todos os colares separados. Todos próximos uns aos outros. O broche é colocado mais distante.
- Junta 2 escovas de dente com o creme dental.
- Junta as colheres e os garfos, colocando primeiro as colheres pequenas, colheres médias, garfos inox médios, o garfo de plástico e finalmente a colher grande no extremo direito.
Como sobrou o fio dental...
E: Isso aqui vai sozinho?
Ga olha mas não responde.
E: sabes o que é?
Ga hesita um pouco mas responde:
Ga: Sei, de passar nos dentes assim (mostrando o movimento de passar fio dental).
E: Isso mesmo, vai ficar sozinho?
Ga procura onde colocar e junta-o às escovas de dente e pasta.
Ga pega o seu telefone (frasco de creme) e liga para a cliente (observadora) avisando que já pode vir à loja.
Observadora: Ga, o que tens na tua loja?
Ga: Ah, olha pela janela(que é de onde a observadora realiza a abservação).
E: Não, é faz de conta, ela não está te vendo, está longe. Diz a ela o que tens na loja para vender.
Ga: Ah, tenho monte de coisas baratas.
Observadora: Mas, o que são essas coisas?
Ga: Quando chegar tu vê.
Observadora (cliente) chega à loja.
Observadora: O que a senhora tem na sua loja para me oferecer?
Ga: Brinquedinhos, coisas para o cabelo, essas coisas (mostra tudo).
Observadora (cliente) compra algumas coisas e vai embora.
Na tentativa de ver se Ga organiza de outra forma, a facilitadora sugere que organize a loja novamente.
E: Já que ficaram menos coisas, será que não podemos juntar algumas dessas coisas que sobraram?
Ga observa, pensa e junta os batons às cremes. Faz um conjunto de brincos e pulseira ambos com perolas, brincos e colar prateados.
Outra cliente chega e pede a Ga que mostre o que ela tem, pois quer dar um presente para uma amiga. Ga oferece conjunto de brincos, colar e pulseira prateados, que são para "embelezar". Cliente pede coisas que se usem no banheiro. Ga dá as escovas de dente, o creme dental, os shampoos e os cremes.
O lápis é colocado por Ga num copo plástico, longe dos envelopes.

ANÁLISE

Ga utiliza inicialmente os critérios de função - o que se usa no cabelo, no rosto, o que é brinquedo, o que é de pendurar - formando agrupamentos por igualdade de função.

Depois realiza a seleção do material relacionando a parte com o todo - ou seja, subcoleções. Dentro do agrupamento maior "de pendurar no corpo" tem subcoleções - pulseiras, brincos e colares apresentando características de inclusão por hierarquia.

Apresenta também ao final (exemplo do fio dental) uma pertença inclusiva acrescentando aquele objeto a sua coleção (escova de dentes, pasta de dente).