An inicia fazendo uma coleção figural ,
utilizando o material pelo
aspecto visual e esquemas perceptivos. Após a intervenção, passa a fazer
uma separação através do uso de objetos ou seja, segura o material com
formato semelhante e constitui uma unidade compacta em mais de uma dimensão.
Aqui não utiliza o critério cor. Após utiliza
alinhamento contínuo usando
a forma como critério principal e em alguns momentos acrescentando a cor
como sequência de aproximação.
Em seguida lança uma hipótese de pensamento parecendo ser inclusiva,
quando compara as partes entre si (triângulos, quadrados,
círculos).
Importante salientar que neste caso, a evolução e a crescente
estruturação de hipóteses e coordenações mentais completam as necessidades
e os desafios lançados ao sujeito. Aqui vemos que o sujeito
chega ao nível das condições de inclusão referente à utilização de materiais estruturados
- figuras geométricas.
ANÁLISE
A partir da intervenção do entrevistador, realiza a inclusão dos elementos,
assim relaciona e coordena a parte com o todo, os triângulos azuis como
parte da classe dos triângulos, como também os triângulos (todas as cores)
com a classe maior das figuras. Realiza relações de
compreensão e extensão
atingindo o nível das inclusões por hierarquia. Na estrutura de classes
é necessário que haja a compreensão e extensão numa coordenação e integração,
não se trata de uma estrutura linear, as estruturas anteriores são acrescentadas
às posturas numa crescente.