PROVA VII


NOME: Ana (An)
IDADE: 6 anos
SEXO:Feminino
EXAMINADORA: (E)

MATERIAL


Figuras geométricas
- num total de 24. Três formas diferentes (quadrados, círculo, triângulo) de quatro cores diferentes, (vermelho, amarelo, azul e verde)

RELATO DA EXPERIÊNCIA

Apresento o material para Ana dizendo:
E: este é um jogo que trouxe para brincarmos juntas.
An: tá, (pega as figuras e coloca um círculo e um quadrado juntos e diz que não tem nada para ser os braços).
E: Você conhece o nome destas formas?
An: sim aqui tem o quadrado, o círculo e o triângulo.
E: e o nome destas cores, tu sabes me dizer?
An: sim tem o amarelo ,o vermelho , o azul, o verde.
E:Agora tu poderias arrumar estas figuras juntando as que são parecidas? An coloca dois quadrados amarelos fazendo uma pilha, depois coloca dois círculos um amarelo e outro azul em outra pilha, após coloca dois triângulos amarelos numa terceira pilha.Deixando o restante do material num monte no chão.
E: porque fizeste deste jeito?
An: Porque são parecidos.
E: e no que eles se parecem?
An:não responde.
Aponto para uma pilha e pergunto novamente:
E: esses aqui no que se parecem um com o outro?
An: esses são quadrados, esses são círculos e esses são triângulos (colocando a mão em cada pilha)
E:tem um outro jeito de arrumar?
An: não.
E: se eu pedisse para você separar em três pilhas estas figuras, como tu farias?
An faz três pilhas, uma de círculos , outra de quadrados, e outra de triângulos, utilizando todos os materiais.
E: porque colocaste deste jeito?
An: ora estes são círculos, triângulos e quadrados.
E: agora arruma de outra maneira.
Ela faz um alinhamento colocando primeiro um círculo azul, outro círculo amarelo, outro verde, dois amarelos, três azuis, dois verdes, um azul. E na fileira abaixo um quadrado verde, um azul, um verde, quatro amarelos, um verde, um amarelo, um triângulo amarelo, um triângulo azul, três verdes, dois azuis, dois verdes.
Quando termina de arrumar em filas logo vai dizendo que tem muito mais triângulos do que quadrados e círculos.
E: E se eu pegar todos esses triângulos ( pego os triângulos azuis), tenho mais triângulos azuis ou mais triângulos?
An: tem mais triângulos.
E: Pôr quê?
An: porque tem mais essas cor aqui, apontando para todas as todas cores.
E: E se eu pegar todos estes triângulos ( pego os triângulos de todas as cores), eu tenho mais triângulos ou mais figuras?
An: tem mais figuras.
E: Mas tu me disseste que eu tinha mais triângulos, lembras?
An: Ah, mas assim tem um montão de figuras, juntando todas as figuras num monte.
Depois An solicita um papel para desenhar e interrompo a atividade.

ANÁLISE

An inicia fazendo uma coleção figural , utilizando o material pelo aspecto visual e esquemas perceptivos. Após a intervenção, passa a fazer uma separação através do uso de objetos ou seja, segura o material com formato semelhante e constitui uma unidade compacta em mais de uma dimensão. Aqui não utiliza o critério cor. Após utiliza alinhamento contínuo usando a forma como critério principal e em alguns momentos acrescentando a cor como sequência de aproximação.

Em seguida lança uma hipótese de pensamento parecendo ser inclusiva, quando compara as partes entre si (triângulos, quadrados, círculos).
A partir da intervenção do entrevistador, realiza a inclusão dos elementos, assim relaciona e coordena a parte com o todo, os triângulos azuis como parte da classe dos triângulos, como também os triângulos (todas as cores) com a classe maior das figuras. Realiza relações de compreensão e extensão atingindo o nível das inclusões por hierarquia. Na estrutura de classes é necessário que haja a compreensão e extensão numa coordenação e integração, não se trata de uma estrutura linear, as estruturas anteriores são acrescentadas às posturas numa crescente.

Importante salientar que neste caso, a evolução e a crescente estruturação de hipóteses e coordenações mentais completam as necessidades e os desafios lançados ao sujeito. Aqui vemos que o sujeito chega ao nível das condições de inclusão referente à utilização de materiais estruturados - figuras geométricas.