Cognição e o computador na educação
Como funciona o cérebro humano
Como são construídas as memórias?
Como conseguir uma aprendizagem mais efetiva e duradoura usando estes
princípios?
Como se processa a influência do uso de recursos informatizados
na forma pela qual as pessoas aprendem, ou seja, na questão cognitiva?
Se a capacidade humana cria e modifica a tecnologia, criando e inventando
novos instrumentos, qual o efeito inverso, isto é, como age a tecnologia
sobre a cognição?
Objetivos:
- Descrever os conceitos básicos da Ciência da Cognição
- Analisar a aplicação dos conceitos sobre cognição
e formação de memória no planejamento de ambientes de
aprendizagem apoiados por computador.
Referências
- Apresentação
PowerPoint sobre a evolução do uso do computador na educação
e a questão da cognição
- Ciência
da Cognição - Definições
- Estruturas
de memória
- O
poder da mente
- Educação
e Informática:A Relação Homem/Máquina e a Questão
da Cognição - versão local
- ... a tecnologia modifica a expressão criativa do homem, modificando
sua forma de adquirir conhecimento, interferindo assim em sua cognição.
- Os recursos atuais da tecnologia, os novos meios digitais: a
multimídia, a Internet, a telemática, trazem novas formas de
ler, de escrever, e portanto, de pensar e agir. O simples uso de um editor
de textos mostra como alguém pode registrar seu pensamento de forma
distinta daquela do texto manuscrito ou mesmo datilografado,
provocando no indivíduo uma forma diferente de ler e interpretar o
que escreve, forma esta que se associa, ora como causa, ora como conseqüência,
a um pensar diferente.
- Como procede uma criança na sua relação com o
computador, frente ao vídeo, tendo sua curiosidade desafiada por diversos
botões e pelo teclado? Operamos sempre na busca, no tateamento, e,
inadvertidamente, nos transformamos, como crianças,
em "experimentadores", em curiosos - e inseguros - pesquisadores que,
face às diversas possibilidades, de resultados imprevisíveis,
que nos oferece a máquina, virtualizamos nossas experiências,
nossas tentativas de invenção.
-
Research
into Cognitive Load Theory and Instructional Design